Pedro Nascimento Cabral parabeniza Coliseu Micaelense pelo seu 107.º aniversário

Pedro Nascimento Cabral parabeniza Coliseu Micaelense pelo seu 107.º aniversário
Foto: DR

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, parabenizou esta sexta-feira o Coliseu Micaelense pelos seus 107 anos, afirmando que a autarquia “continuará a ser parceira deste grande desafio que é levar, manter e aprimorar o legado cultural dos nossos antepassados”.

 

A cultura não tem preço. Queremos continuar a trabalhar em parceria com o Coliseu Micaelense para que todos os nossos concidadãos tenham contacto com uma cultura aberta e ampla e possam desfrutar de momentos únicos. O acesso à cultura não é uma obrigação mas sim um dever cívico”, reiterou o autarca.

 

Recorde-se que a autarquia tem em vigor um contrato-programa com o Coliseu Micaelense que permite a compra de bilhetes a preço mais baixo. O Presidente do Município mostrou continuar satisfeito com o sucesso da medida, que tem vindo a mitigar os “entraves impostos pela descontinuidade geográfica do nosso país”, expandindo “a nossa missão de trazer ao público micaelense e açoriano uma ligação mais premente com artistas regionais, nacionais e internacionais”.

 

Durante a celebração, Pedro Nascimento Cabral enalteceu o papel e impacto do trabalho da Presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense, na vida e dinamização cultural de Ponta Delgada.

 

Ter hoje a Drª Cila Simas à frente dos destinos do Coliseu Micaelense é motivo de orgulho e motivação. Ela e a sua equipa, em colaboração com os nossos parceiros, têm conseguido encher esta casa de alegria e grande qualidade”, acrescentou.

 

A cerimónia contou com a presença de Júlio Isidro, António Sala, Teresa Guilherme, Margarida Mercês de Mello e Piedade Maio, que participaram numa tertúlia sob o tema “O papel que a televisão e a rádio tiveram na divulgação da cultura”.

 

É com muita alegria que temos aqui entre nós personalidades da comunicação do nosso país. Gente que nos habituamos a admirar, a ver e a ouvir. Pessoas que marcaram e continuam a marcar a nossa existência. Hoje, certamente, sairemos deste evento culturalmente mais ricos”, disse o autarca.

 

A maior casa de espectáculos da Região Autónoma dos Açores foi inaugurada no dia 10 de Maio de 1917. No ano de 2002, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, por iniciativa da sua presidente à data, Berta Cabral, adquiriu o Coliseu Micaelense e promoveu a maior obra de recuperação da sua história.

 

Um acto de “visão” e “coragem” que Pedro Nascimento Cabral nobilitou no momento, junto da actual Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas.

 

Temos aqui presente a Drª Berta Cabral, uma referência de Ponta Delgada não só pela sua actuação enquanto autarca, mas também pelo empenho que teve na transformação do nosso concelho e missão cultural que sempre manifestou”, concluiu.

 

Para além das entidades civis e militares, estiveram presentes agentes culturais e os antigos directores do Coliseu Micaelense, Ricardo Pereira, Miguel Brilhante e José Andrade.

 

cm-pontadelgada