Penha Garcia festeja entrada nas Aldeias de Portugal
No dia 17 de setembro, Penha Garcia assinala a entrada na rede Aldeias de Portugal com um dia de festa e muitas atividades.
Será ainda realizada uma homenagem à cantadeira e adufeira Catarina Chitas (1913 – 2003) através da exposição fotográfica e do espetáculo multimédia “Retratos de Penha Garcia”.
É uma organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Penha Garcia e Adraces – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, com o apoio da rede Aldeias de Portugal.
O evento tem início na tarde de sexta-feira, 16 de setembro, com o passeio pedestre “A Rota dos Fósseis”, pelas 18 horas, prosseguindo a programação ao longo do dia 17.
O sábado começa com a conferência “Penha Garcia – Aldeia de Portugal”, das 10h às 13h, na Gruta da Lapa, com uma receção musical com viola beiroa.
Segue-se o almoço no Largo da Igreja com animação musical pelas Adufeiras do Rancho Folclórico de Penha Garcia.
Pelas 16 horas, procede-se ao descerramento da placa “Penha Garcia – Aldeia de Portugal” e a visita guiada à exposição fotográfica “Um Retrato de Penha Garcia | Aldeia de Portugal”, num roteiro pelas principais ruas da localidade.
Em seguida, haverá jogos tradicionais e atuações das Adufeiras e do grupo Os Cavaquinhos de Penha Garcia, até à hora de jantar, no Largo da Igreja.
O evento encerra com o espetáculo multimédia e videomapping “Um Retrato de Penha Garcia – Aldeia de Portugal”, no Largo da Igreja.
Trata-se de um retrato coletivo das gentes de Penha Garcia, combinando os seus habitantes e suas histórias com uma das figuras mais icónicas da região, Catarina Chitas, cantora e tocadora de adufe. O momento conta com música ao vivo por Idalina Gameiro e Tom Hamilton, numa performance arrojada e contemporânea, sem esquecer as tradições e valores que caracterizam a aldeia e a região.