Ponta Delgada aprova voto de congratulação
Ponta Delgada aprova voto de congratulação aos 50 anos do Núcleo de São Miguel e de Santa Maria da Liga dos Combatentes
A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, em reunião ordinária e por unanimidade, um voto de congratulação ao Núcleo das Ilhas de São Miguel e de Santa Maria da Liga dos Combatentes, pelos seus 50 anos de existência.
Criado a 22 de Abril de 1974, sob a orientação da Direcção Central da Liga dos Combatentes, o Núcleo das Ilhas de São Miguel e de Santa Maria segue os propósitos da Liga dos Combatentes, fundada em 1923.
Segundo o voto, este núcleo, “sem fins lucrativos, de ideal patriótico e de carácter social”, “goza dos benefícios inerentes às Instituições de Utilidade Pública e Instituições Particulares de Solidariedade Social” e tem como objectivo “a promoção da exaltação do amor à Pátria, do prestígio de Portugal, bem como a protecção e auxílio mútuo e defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos sócios”.
Actualmente, o núcleo, que tem sede em Ponta Delgada, conta com Delegações nos concelhos da Lagoa, da Ribeira Grande, Povoação, Nordeste, Vila Franca do Campo e Vila do Porto e, recentemente, promoveu uma exposição denominada “Os Açoreanos na Campanha de Fim de Império (1954-1975) – História e Memória”, homenageando e dando a conhecer os mais de 10 mil militares açorianos que, em nome da Pátria, participaram na Guerra Ultramarina de 1954-1975.
Com este voto de congratulação o Município de Ponta Delgada expressa, publicamente, o seu orgulho no contributo deste núcleo na defesa e dignidade dos antigos combatentes, mas, também dos seus cônjuges, seguindo o lema por que foi criado: “Honrar os mortos e cuidar dos vivos”.