PORT TO PORT 2023 regressa em Março e quer criar uma relação entre as culturas irlandesa e portuguesa

PORT TO PORT 2023 regressa em Março e quer criar uma relação entre as culturas irlandesa e portuguesa
Fotografia: The Tourorists

Já há data para a edição 2023 do PORT to PORT, um evento que pretende criar novas relações entre as culturas portuguesa e irlandesa. A ter lugar nos dias 17 e 18 de Março deste ano, o evento propõe um St. Patrick 's Day alternativo bem nos Arroz Estúdios, no Beato (Lisboa), conjugando música, workshops, artes visuais, comida e cerveja. Em termos de alinhamento, o evento reúne artistas de toda a Irlanda para tocarem ao lado de artistas portugueses e artistas internacionais, num line-up que mede o pulso a novas tendências europeias e  inclui nomes como a Caroline Lethô (Portugal), Jhon Douglas Band (Brasil, Portugal), Hazey Haze (Irlanda), Citrus Fresh (Irlanda) e Elaine Malone (Irlanda). 

Paralelamente às actuações, os festivaleiros poderão ainda experimentar um workshop de língua irlandesa ministrado pelo IrishwithMollie, assim como uma oficina interactiva de Taz Kelleher do The Useless Project. Será ainda possível tomarem um lugar numa das várias sessões de improvisação que decorrem durante o fim-de-semana, como a do duo Meta_ & BomBeijo e dos Smoked Falmon & Shaka’s lo-fi. 

Uma celebração ecléctica que apresenta soluções para todos os gostos, desde as incursões folk de Shortsleeve Conor à poesia de Sarau Delas, ou o punk rock dos The Tourorists. Espaço ainda para explorar o universo atmosférico e alternativo de pôt-pot, os grooves dançantes de Madu & Band, ou apreciar a performance exclusiva dos The Crossover, liderados por Corkman Ciarán MacArtain e com as contribuições de Phil Spillane (Irlanda), Áine Ní Chiobhain (Irlanda), Ja Yl' Son (Portugal), Siobhán de Paor (Irlanda), Beatriz Almeida (Portugal), Gabriela de Sousa (Portugal), Katie O’Grady (Irlanda), Abia Karim (EUA, Paquistão) e Róisín McCabe (Irlanda).

A fechar cada um dos dias de programação, a necessária proposta apontada à pista de dança, com DJs oriundos de diferentes geografias, como DOUBT (Irlanda,Escócia), Senhor Santos (Irlanda,Portugal), Nilly Noon (Irlanda), Steven Rice (UK,Portugal) e Petrol Lollipop (Galiza,UK).

Evento multidisciplinar, o Port to Port 2023 conta ainda com intervenções de diversos artistas visuais. Niamh McGuinness (Irlanda), Miro Bersi (Brasil, Escócia, Portugal), Maria Ferreira (Portugal), Tilly Pegrum (Noruega, UK, Portugal), Tresa (Portugal) e Muti Collective (Portugal) são alguns dos nomes a passarem pelos Arroz Estúdios no Beato.

O PORT to PORT é organizado pela plataforma Garden Collective, com sedes em Cork e Lisboa. Os bilhetes já estão disponíveis para compra em porttoport.pt, custando o passe geral €25 e os diários € 15. Estão ainda disponíveis packs Patron que, a par do ingresso geral, incluem uma t-shirt exclusiva desenhada pelo artista de Dublin Con O'Brien, também conhecido como Kone. 

O Port to Port é apoiado pelo The Corkman Irish Pub, a Dois Corvos e a Grace O’Malley Whiskey, o programa Culture Ireland e a Embaixada da Irlanda em Portugal.