Portugal com mais um elemento nas repescagens do EuroSurf 2023 em Santa Cruz

Portugal com mais um elemento nas repescagens do EuroSurf 2023 em Santa Cruz
Fotografia: D.R.

“O campeonato está praticamente agora a começar e tudo está em aberto” diz o Seleccionador David Raimundo no final do terceiro dia do Eurosurf 2023, Campeonato da Europa de selecções da European Surfing Federation (ESF) que reúne 16 equipas e 111 surfistas em Santa Cruz, Torres Vedras, até ao próximo dia 28.

David Raimundo tem razões para ser prudente na avaliação, já que na relação directa com os principais concorrentes de Portugal ao título europeu, a Selecção Nacional não está a tirar vantagem. A campeã em título Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha têm todos, depois de hoje, atletas nas rondas de repescagem, tal como Portugal que também viu Erica Máximo juntar-se hoje a Afonso Antunes e Guilherme Fonseca neste difícil percurso alternativo rumo às finais.

Explicando sucintamente: no formato de eliminação dupla deste Eurosurf, os surfistas têm duas “vidas”, sendo que se perderem no percurso de qualificação, podem ainda chegar às finais através da repescagem.

Portugal tem já três atletas nestas condições com Guilherme Ribeiro, Gabriela Dinis e Mafalda Lopes ainda a singrar na qualificação após um dia em que se disputou a segunda ronda do surf masculino e feminino e a primeira das repescagens de surf masculino e feminino.

O saldo final foi positivo para Portugal com Afonso Antunes e Guilherme Fonseca a vencerem facilmente os seus heats de repescagem e a evitarem a eliminação, o que é de fundamental importância pois permite-lhes continuar a somar pontos na corrida para o título europeu.

Erica Máximo, por sua vez, não se encontrou no seu heat, perdendo para a alemã Rachel Presti e a espanhola Lucia Machado, tendo agora de disputar a segunda ronda de repescagem.