"Precarious Moves" é a estreia do artista com deficiência e teórico Michael Turinsky em Lisboa
No centro do trabalho do artista com deficiência, coreógrafo e teórico Michael Turinsky está a relação entre os corpos e o ambiente que os rodeia. Quanto tempo demora um corpo a fazer um cocktail? E se for um corpo com deficiência? A partir da sua própria experiência física, Turinsky expõe neste solo o modo como a sociedade reforça uma cultura hegemónica de capacitismo e mobilidade.
No dia 26 de Setembro, após a sessão, Michael Turinsky conversa com a artista Diana Niepce. A conversa vai contar com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
25 e 26 Setembro (performance/dança)
Na sua estreia em Lisboa, o teórico e artista com deficiência física Michael Turinsky apresenta Precarious Moves, questionando as suas necessidades de mobilidade, assim como a necessidade urgente de uma mobilização social mais ampla. Neste solo biográfico, convida-nos a uma profunda reflexão sobre a relação de submissão dos nossos corpos às regras impostas pelos regimes sistémicos das culturas hegemónicas de mobilidade e mobilização. Como se movimenta um corpo quando a sua relação com o que o rodeia é fundamentalmente precária e vulnerável?
Precarious Moves reflecte a experiência pessoal de Turinsky e utiliza a dança e actividades do quotidiano para realçar tanto os limites que enfrentamos como o seu potencial de mudança. Oscilando entre os conceitos de organicidade e de organização, o espectáculo desenrola-se, de forma irónica e comprometida, a partir da estranha relação que liga o corpo ao mundo sensual através do qual se move, como um movimento de procura em que o gesto desviante descobre o seu meio coreográfico ao mesmo tempo que abre a nossa sensibilidade para além dele.
12 Eur. (integrado no Passe Cultura apenas disponível na Bilheteira do Teatro do Bairro Alto)
Duração 70 min.
Em inglês
Classificação etária: a atribuir pela CCE
BIOGRAFIA
MICHAEL TURINSKY vive em Viena e trabalha na intersecção da dança e da performance, da deficiência e da teoria política e estética. Na sua prática artística, interessa-lhe um compromisso abrangente com a fenomenologia específica do corpo rotulado como "deficiente", a sua maneira específica de estar no mundo, a sua relação com a temporalidade e o ritmo, o género e a sexualidade, a visibilidade e a invisibilidade. Em 2024, o governo austríaco atribuiu-lhe a distinção de "Outstanding artist".
FICHA TÉCNICA
Coreografia, performance, texto e letras
Michael Turinsky
Música e letras
Tian Rotteveel
Cenário e figurinos
Jenny Schleif
Luz
Sveta Schwin
Fotografia e vídeo
Michael Loizenbauer
Apoio dramatúrgico
Gabrielle Cram
Produção
Anna Gräsel
Uma produção
Michael Turinsky / Verein für philosophische Praxis
Coprodução
Tanzquartier Wien, HAU Hebbel am Ufer
Apoio
Stadt Wien, BMKOES