Presidente da República dá o Tiro de Partida na largada da Expedição Lusitânia

Presidente da República dá o Tiro de Partida na largada da Expedição Lusitânia

Com o Master sponsor da ESC Online, a Associação David Melgueiro, em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros, é a grande mentora da Expedição Lusitânia. Trata-se de uma relevante iniciativa que constitui uma forma da sociedade civil celebrar os 100 anos da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul levada a cabo por Sacadura Cabral e Gago Coutinho. A expedição pretende, ainda, alertar para os problemas ambientais gerados pela poluição dos Oceanos. O ‘Tiro de Partida’ será dado no próximo Domingo, 3 de Abril, às 11h00, junto à Torre de Belém e ao Monumento do Hidroavião Lusitânia.

A cerimónia de largada da Expedição Lusitânia será acompanhada por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contará com a presença de Luis Vieira-Baptista, Presidente da Associação David Melgueiro, António Bessa de Carvalho, Presidente da Associação Nacional de Cruzeiros e de António Vieira Coelho, Administrador Executivo da Estoril Sol, entre outras individualidades de relevo do meio militar, político, económico e da sociedade civil.

Integrados num Festival Aeronaval, os veleiros iniciarão a viagem Lisboa - Rio de Janeiro. Navios da Marinha e a aviões da Força Aérea, assim como as embarcações da Marinha do Tejo e inúmeros veleiros escoltarão a frota dos veleiros que partem rumo ao Rio de Janeiro. O veleiro NRP“Zarco” e o veleiro NRP“Polar”, dois veleiros da Escola Naval, acompanham durante a etapa de Lisboa até ao Funchal.

A Expedição Lusitânia distingue-se pela sua componente ambientalista, expressando um importante alerta para a protecção dos Oceanos incluirá em todos os seus veleiros um dístico com a frase “Salve os Oceanos, Salve a Humanidade”.

Esta Expedição é composta de oito veleiros que deverão chegar, no final do próximo mês de Junho, ao Rio de Janeiro. No final deste ano, inicia-se o regresso a Portugal, estando prevista a chegada a Lisboa em Julho de 2023. Mas, a travessia inclui paragens em diversos locais como, por exemplo, Las Palmas, Mindelo-Cabo Verde, Fernando de Noronha, Recife, Salvador da Baia, Porto Seguro, Vitoria e Rio de Janeiro. Esta iniciativa terá como pontos altos várias iniciativas culturais nos pontos de paragem da expedição.

A ESC Online associa-se, assim, à Expedição Lusitânia que irá prolongar-se até meados de 2023, patrocinando esta importante iniciativa de cariz ambientalista que convida a sociedade em geral a reflectir seriamente sobre o impacto do desenvolvimento não sustentável individual e colectivo, que afecta os Oceanos desafiando para a urgência de tomar medidas que possam salvar o Planeta.