Conversa sobre o Futuro da Igualdade a 15 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian

Conversa sobre o Futuro da Igualdade a 15 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian

A segunda Conversa sobre o Futuro é dedicada ao tema da Igualdade. Daniel Markovitz e Philippe Van Parijs vão debruçar-se sobre a questão da desigualdade meritocrática e a forma como se poderá enfrentar o futuro.

Ao dizer que “Os ricos de hoje não são, na sua maioria, rentistas, mas sim uma classe trabalhadora superordenada”, o professor da Universidade de Yale Daniel Markovitz quer fazer notar que o dinheiro, hoje, não é herdado, mas proveniente de um trabalho extremamente bem pago. Alerta para o novo fenómeno da “desigualdade meritocrática”, que tem raízes na educação e na polarização do mercado do trabalho, e contém uma armadilha que já se está a alastrar pelo mundo fora.

Esta desigualdade económica, bem visível nos Estados Unidos da América, “produz hoje em dia maior desigualdade educacional do que o Apartheid americano produzia em meados do século” XX, garante Markovitz.

Neste contexto, como pode um doutorado em Filosofia e em Ciências Sociais ajudar-nos a orientar-nos nesta “floresta caótica de desigualdades interligadas?” Desde logo, explica Philippe Van Parijs, das Universidades de Louvain-la-Neuve e de Leuven, pode ajudar a reflectir sobre como seria um mundo justo” e promover o pensamento e a “orientação no caos do mundo real”, nomeadamente sobre “quando e onde é necessário tomar decisões colectivas sobre políticas e instituições, quando e onde é necessário tomar decisões individuais sobre que causas devemos servir e quais as lutas em que devemos participar”.

É esta a base para a Conversa sobre o Futuro da Igualdade, que juntará, segunda-feira, dia 15 de novembro, às 19:00, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Daniel Markovitz (Universidade de Yale) e Philippe Van Parijs (Universidades de Louvain-la-Neuve e de Leuven), numa conversa moderada por Miguel Poiares Maduro (coordenador da Comissão Científica do Fórum Futuro da Fundação Gulbenkian).

Esta é a segunda conferência do ciclo de Conversas sobre o Futuro, realizado em parceria com a RTP3, no qual oradores internacionalmente reconhecidos debatem temas fundamentais do nosso futuro próximo.