Primeira exposição de Peter Wächtler em Portugal

Primeira exposição de Peter Wächtler em Portugal
Fotografia: Peter Wächtler, Untitled (Vampire), still de vídeo, 2019

A Life on Stage é uma viagem ao universo singular de Peter Wächtler apresentada na Culturgest, em Lisboa, de 21 de Janeiro a 16 de Abril. A inauguração da exposição realiza-se no dia 20 de Janeiro, às 22:00. 

Sendo a estreia absoluta das obras de Peter Wächtler em Portugal, esta exposição reúne parte importante do trabalho que o artista alemão tem desenvolvido durante a última década. As suas obras desenvolvem-se num universo onde a fantasia, a fábula e um certo pendor existencialista se aliam na criação de propostas que exploram uma ambiguidade radical.

Melancolia, ironia e humor são características transversais do trabalho de Peter Wächtler. Usando a narrativa e, particularmente, o solilóquio como ferramentas principais, uma parte importante da sua produção passa pela criação de narrativas ficcionais onde personagens humanas e não-humanas deixam transparecer algum tipo de angústia existencial. 

Frente aos seus desenhos, esculturas ou filmes, é frequente sentir-se uma espécie de desrealização. Como se as suas personagens – vindas de outro tempo, de outros modos ou de outras espécies – falassem melhor sobre as pequenas neuroses do quotidiano, desencantos e expectativas. Como se dessem corpo à ansiedade coletiva e apontassem o caminho do sonho, da imaginação e da alegoria como as vias certas para uma redenção provisória.

As suas obras são fragmentos de histórias cujos personagens revelam dificuldade em estabelecer laços afectivos e emocionais e em operar de forma funcional no seu entorno. O mundo é-lhes alheio; o Outro, um enigma. Nenhum deles deixa, porém, de desempenhar o papel que lhes compete nas narrativas que Wächtler orquestra e nas quais surgem, a espaços, vislumbres fugazes de redenção.

A exposição tem um custo de 5€ e pode ser visitada de terça a domingo, das 11:00 às 18:00. Informação sobre a bilheteira e todos os descontos aqui.

Visitas guiadas
Durante o período da exposição, realiza-se ainda uma visita guiada com o artista, Peter Wächtler, e o curador e programador de artes visuais, Bruno Marchand, no dia 21 de Janeiro (sábado), às 15:30. Outras visitas terão lugar nos dias 11 de Fevereiro, 11 de Março e 15 de Abril, sempre às 16:00.

Há ainda visitas escolares, que acontecem de terça a sexta, das 10:00 às 12:00, com entrada gratuita mediante reserva (escolas até ao 12.º ano) através do email culturgest.escolas@cgd.pt. Para grupos do ensino superior, o valor é 1€).
 

Sobre Peter Wächtler
Peter Wächtler (1979, Hannover, Alemanha) vive e trabalha em Berlim e Bruxelas. As suas obras, que incluem escultura, desenho e animação, evocam frequentemente uma narração próxima da fábula, com animais ou figuras humanas em estados animados.  O seu trabalho tem sido alvo de exposições individuais em instituições como  The Renaissaince Society, Chicago, Chisenhale Gallery, Londres, M HKA, Antuérpia, Schinkel Pavillon, Berlim, Kunsthalle Zürich ou The Power Station, em Dallas. De entre as suas numerosas exposições coletivas internacionais, destaque para a 2015 Trienal: Surround Audience no New Museum, Nova Iorque  (2015), Liverpool Biennial (2014), La Biennale de Lyon 2013, e Pride Goes Before a Fall – Beware of a Holy Whore no Artists Space, Nova Iorque (2013).