Proença-a-Nova afirma-se como destino de pedestrianismo
Entre Janeiro e Junho de 2023, participaram nos passeios pedestres do Município 790 caminheiros ao longo de um total de 60 quilómetros, aproximadamente, números que comprovam que Proença-a-Nova é um destino de pedestrianismo de excelência.
Desde 2003 que, de forma contínua, que os passeios pedestres do Município se realizam a cada terceiro domingo do mês e percorrem o concelho por trilhos e caminhos fora dos circuitos marcados, dando assim a conhecer outros locais desconhecidos, isto significa que a cada passeio há novos percursos para descobrir.
No ano em que se assinala a celebração das artes, os passeios têm promovido a passagem para dar a conhecer o património local e artístico: em Janeiro, os caminheiros visitaram o Farol do Ventos, no Chão do Galego; em Fevereiro, foi a vez de A Coroa, no Pergulho; em Março, a passagem foi pelo Arco da Moita, nas Moitas; em abril, a visita foi ao Regolfo no Padrão; em Maio, além dos cerejais, os pedestrianistas ficaram a conhecer o painel de Carlos Farinha, nos Montes da Senhora; e em Junho, descobriram Uma janela para o território, nas Cimadas Cimeiras.
No dia 15 de Outubro, um dos pontos do percurso será a obra Magma Cellar, nos Cunqueiros, e a 19 de Novembro será visitada a Lenda, no Miradouro das Corgas. Para se inscrever nos passeios basta contactar o posto de turismo até à quinta-feira que antecede a data do passeio.
A 17 de Dezembro deste ano, os passeios pedestres do Município chegam à marca dos 200 passeios, coincidindo com o temático NaTal Rota Gourmet, onde os participantes são convidados a caminhar e desfrutar da natureza, mas ao longo do percurso podem experimentar várias iguarias gastronómicas locais associadas ao período natalício. Em 2023, este passeio será ainda mais especial por assinalar o número 200 e que contará com animação acrescida e um programa festivo que inclui teatro, música, entre outras comemorações como o lançamento do site de Rotas do concelho de Proença-a-Nova.
Apesar dos incêndios que aconteceram no início de Agosto e que destruíram parte da sinalética da Grande Rota da Cortiçada e dos Percursos de Pequena Rota, existem ainda outros que se mantem operacionais, bem como algumas das etapas da GR39. O PR1 – A história da paisagem, o PR7 – Rota dos Estevais, o PR8 – Caminho do Xisto da Figueira, e os trilhos de praia da Aldeia Ruiva, o Trilho da Praia da Fróia, o Trilho da praia do Malhadal e o trilho da Ribeira do Malhadal são alguns exemplos dos percursos disponíveis. Pode consultar todas as informações no site do Município.