Projecto LATA 65 celebra 10 anos de atuação

Projecto LATA 65 celebra 10 anos de atuação
Fotografia: D.R.

O projeto pioneiro LATA 65 que leva os maiores de 65 anos a conhecer e experimentar várias expressões de arte urbana e que conta com mais de 50 edições em Portugal e em países como Brasil, Estados Unidos da América, Espanha, Reino Unido e Canadá, contabilizando cerca de 700 idosos participantes no projeto, celebra no próximo dia 12 de novembro 10 anos de atuação. 

LATA 65 é uma iniciativa para idosos no âmbito da arte urbana, na sua génese desenvolvida pelo CoworkLisboa em parceria com o WOOL | Covilhã Arte Urbana e que tem continuado o seu percurso ao longo dos anos pela mão da Mistaker Maker, plataforma de intervenção artística sediada em Lisboa, criada por Lara Seixo Rodrigues em 2014.

No próximo dia 12 de novembro, esta iniciativa celebra 10 anos de atividade durante os quais houve oportunidade de partilhar e inspirar inúmeras plateias e principalmente os cerca de 700 idosos, em território nacional e internacional, nas 57 edições do LATA 65.

Este aniversário será celebrado através da realização de um workshop gratuito e aberto à comunidade que decorrerá nas tardes dos dias 11 e 12 de Novembro (6ª feira e sábado), entre as 14h00 e as 18h00, no “espaço irmão” daquele onde se realizou a primeira edição de sempre, o NOW_Beato. O workshop será aberto a toda a comunidade maior de 65 anos, mediante inscrição prévia para o email info@mistakermaker.org

Nas palavras de Lara Seixo Rodrigues, mentora deste projeto, “no dia 12 de novembro, celebramos os 692 idosos que tivemos o prazer de conhecer, de escutar, de partilhar conhecimento, levar até à rua e abraçar.  Celebramos a nossa eterna e sempre presente Luísa [uma das pioneiras deste projeto que participou na 1ª edição]. Celebramos os 102 anos da nossa aluna mais 'jovem'. Celebramos a curiosidade infinita desta idade maior. Celebramos os introvertidos, os teimosos, os entusiastas, os cantores e os cuidadosos. Celebramos os médicos, as peixeiras, os cantores, os professores, os artistas, as donas de casa, as agricultoras, as costureiras, os padeiros e tantos/as outros/as. Celebramos todas as suas histórias que nos inspiram diariamente. Celebramos todas as descobertas sobre a mais bela das gerações”. 

No âmbito das celebrações dos 10 anos de atividade, a equipa LATA 65 está ainda a preparar um livro que incluirá registos das ações realizadas (fotografia e vídeo) e inúmeros testemunhos de antigos alunos (um pouco de todo o mundo), formadores, parceiros, fundadores, investigadores e entusiastas.

O projeto LATA 65 consiste num workshop dedicado a idosos, ministrado em ambientes de trabalho totalmente descontraídos, ideais para a aprendizagem das mais variadas técnicas de intervenção nas ruas.
Este projeto pretende aproximar os menos jovens a uma forma de expressão habitualmente associada aos mais novos assim como provar que conceitos como envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações fazem, a cada dia mais, sentido. Trata-se também de uma forma de demonstrar que a arte urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a democratização do acesso à arte contemporânea, pela simplicidade e naturalidade com que atinge as mais variadas faixas etárias sendo que uma das grandes conclusões destes 10 anos de atividade é que a idade é (apenas) um número.