Já é possível fazer download da aplicação Onda Verde que apresenta, de forma gratuita, um conjunto de funcionalidades informativas, educativas e lúdicas relativa à temática dos resíduos. Uma das atracções desta App, disponível para Android e IOS, é o Quiz Onda Verde, um teste de conhecimentos sobre a Pegada Ecológica, a Reutilização Criativa e o Desperdício Zero que vai conquistar famílias e amigos.
Promovido pelo Aquamuseu do rio Minho, o projecto Onda Verde no Vale do Minho tem como propósito contribuir para um maior conhecimento da gestão dos resíduos na região e identificar desafios e oportunidades de melhoria. Este passo na vertente digital visa provocar uma maior dinâmica e interacção com as populações da região, em particular, e público em geral, sem descurar o grande sentido de responsabilidade social associado e que, nesta App, está bem subjacente na oferta de dicas para o dia a dia, além de incentivar ao registo de ocorrências.
O Quiz Onda Verde está disponível nas versões “Passaporte Jovem”, um recurso didáctico para explorar em ambiente familiar ou contexto escolar, e “Passaporte Adulto”, que propõe boas dicas para melhorar as atitudes diárias, no trabalho, em casa, ou em viagem.
Mas ao descarregar a App Onda Verde encontra-se também o Desafio Foto em Acção que, de uma forma simples e prática, sugere mudanças de hábitos pouco ecológicos e oferece imensas alternativas sustentáveis! Por exemplo, se existem dúvidas sobre o que colocar nos Ecopontos ou como transformar os resíduos orgânicos de casa num adubo ecológico, a App disponibiliza dois guias, o de Reciclagem e o de Compostagem.
Além do desafios para ambientes domésticos, esta aplicação do projecto Onda verde no Vale do Minho também tem outras funcionalidades para se divertir em família durante um passeio à beira rio, na praia, ou numa saída de campo. Trata-se da opção “Onde há resíduos?” Sempre que se deparar com aqueles indesejáveis plásticos a flutuar na água, as beatas de cigarro a poluir o solo ou a areia, e todo o restante lixo que surge nas margens ou outras em zonas naturais, cada utilizador da App pode ter esse compromisso ambiental e registar uma ocorrência que, por sua vez, será orientada para as entidades competentes.