“Retratos” é a nova exposição patente no Centro Municipal de Cultura
A partir de 21 de Setembro e até 26 de Outubro, o Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada, vai ter patente a exposição “Retratos”, que reúne 20 quadros pintados por Emanuel Carreiro.
A mostra está a ser concebida desde 2015, tento como protagonistas, entre outros, os quatro ex-presidentes do Governo Regional dos Açores: João Mota Amaral; Alberto Madruga da Costa; Carlos César e Vasco Cordeiro.
Tal como explica a sinopse, o tema da exposição surge de uma ambição pessoal do artista que “ultrapassado o desafio da recriação na tela da paisagem”, quis “reproduzir a figura humana em poses favorecidas pelo contraste de luz e sombra”.
Emanuel Carreiro explica ainda que “o retrato é um desafio aliciante que se renova em cada modelo” e “a semelhança entre o retrato e o modelo exige um poder de observação muito grande que começa na fase do desenho das componentes do rosto”.
Nascido na freguesia de São José, em Ponta Delgada, Emanuel Carreiro licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e ao longo dos anos tem vindo a reunir várias exposições em seu nome. É também conhecido pelos programas culturais que apresentou na RTP Açores.
A exposição é de entrada gratuita, podendo ser apreciada na Sala do Forno de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, e sábado 14h00 às 17h00.