Matteo Merzagora é o primeiro pensador residente da Ciência Viva
O comunicador de ciência italiano Matteo Merzagora será durante 2022 o primeiro Thinker in Residence da Ciência Viva. A residência, com a duração de um ano, surge no âmbito dos 25 anos da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e centra-se em desafios contemporâneos reconhecidos como importantes para o futuro do envolvimento da ciência com a sociedade.
Cada Thinker in Residence da Ciência Viva será uma figura reconhecida à escala internacional no campo da educação e da cultura científica, esperando-se que forneça uma perspectiva externa sobre os eixos de actuação da Agência. No final da residência, o pensador apresentará um produto final, como uma publicação, uma pequena exposição, um relatório ou um evento, por exemplo uma conferência.
Durante a residência na Ciência Viva, Matteo Merzagora desenvolverá o seu trabalho a partir do Pavilhão do Conhecimento, onde terá acesso ao Arquivo 25 anos da Ciência Viva. Terá oportunidade de visitar e participar activamente na Rede Nacional de Centros Ciência Viva e de interagir com diferentes stakeholders, escolas, universidades e unidades de investigação.