Ricardo Rosmaninho e Filipa Broeiro campeões em São Jacinto

Ricardo Rosmaninho e Filipa Broeiro campeões em São Jacinto
Foto: DR

2ª EDIÇÃO DO AVEIRO BODYBOARD INVITATIONAL FOI SUCESSO HISTÓRICO

Ricardo Rosmaninho e Filipa Broeiro campeões em São Jacinto

 

Ricardo Rosmaninho e Filipa Broeiro foram os vencedores do 2º Aveiro Bodyboard Invitational que hoje teve o segundo e último dia na praia de São Jacinto, Aveiro, com bodyboard espectacular que culminou com uma nota 10 de Rosmaninho na final frente a Daniel Fonseca.

 

Por sua vez, Filipa Broeiro, vice-campeã nacional, levou de vencida a figueirense Mariana Silva, com dois ARS, um deles premiado com 8,5, numa demonstração de bodyboard progressivo raras vezes visto em provas tradicionais.

 

Na competição masculina, o espanhol das Canárias Armide Soliveres e o carcavelense Rodrigo Lopes partilharam o terceiro lugar tendo ambos assinado excelentes momentos de bodyboard ao longo da prova, enquanto na competição feminina, Filipa Freitas e o prodígio de 14 anos Luana Dourado também ocuparam o terceiro lugar.

 

Ricardo Rosmaninho, que marcou o evento com o único 10 da prova, logo na primeira onda da final, confessou que teve um misto de alegria e desapontamento quando viu o monstruoso ARS com que abriu a final ser premiado com a nota mais alta da escala:

 

“Não estava à espera porque não tive noção do tamanho da manobra e fiquei contente, mas também triste porque senti que tinha estragado a final. Mas depois pensei que se havia alguém que podia fazer um 10 ou dois naquela onda era o Daniel Fonseca.”

 

Tal não aconteceu e apesar de ter feito duas boas manobras (um backflip e um invert), Daniel não foi além de um 8,5.

 

Na final feminina, Mariana Silva começou a ganhar com uma onda de 5 pontos, mas Filipa Broeiro “abriu o livro” e sacou dois ARS. O primeiro valeu 6 pontos e o segundo 8,5 pontos, selando o triunfo.

 

“É muito especial ganhar aqui. Na primeira edição fiquei logo apaixonada por este evento e foi incrível estar aqui com todas as atletas a tentar fazer um bodyboard mais progressivo, a tentar fazer ARSs. Foi uma final excelente para mim, o mar estava a chamar-me para a esquerda e sabia que tinha de tentar fazer ARSs e consegui. Isto é muito importante para o futuro do bodyboard feminino e é um ‘boost’ de confiança para mim e para todas as competidoras aqui presentes.”

 

Também para a Câmara Municipal de Aveiro, coorganizador deste evento, houve motivos para sorrir e falar de uma próxima edição do Aveiro Bodyboard Invitational, conforme diz o seu vice-presidente Rogério Carlos:

 

“Foi um grande sucesso e estamos muito satisfeitos com este evento que, como esperávamos, deu palco aos excelentes bodyboarders nacionais e mostrou, como esperávamos, o enorme potencial da Praia de São Jacinto e do seu Centro de Alto Rendimento. E cremos que há todas as condições para pensar na próxima edição já para o ano, ou temporada, tendo em conta que o 2023 se arrastou para 2024.”

 

O Aveiro Bodyboard Invitational 2023 é organizado pela BBoard TV e Câmara Municipal de Aveiro, com o apoio da Estação Náutica e CAR Surf de São Jacinto.