Rita Silva & Mbye Ebrima apresentam-se no TBA no dia 7 Novembro
Rita Silva & Mbye Ebrima
O recentemente formado duo que reúne Rita Silva e Mbye Ebrima apresenta no TBA música nova fruto da intersecção de práticas distintas, apoiadas por um pensamento modular que entrelaça a repetição e a variação melódica vindas das tradições do minimalismo ocidental e dos sistemas de oralidade da África ocidental.
Rita Silva é uma compositora e instrumentista, que estudou recentemente no Institut of Sonology em Haia, nos Países Baixos. Utilizando a improvisação com sintetizadores modulares e técnicas generativas de programação, ela investiga a exploração de padrões melódicos recursivos e suas implicações psicoacústicas, evocando o trabalho de pioneiras como Suzanne Ciani, Laurie Spiegel e Delia Derbyshire.
Mbye Ebrima é um jali: mestre de música e palavra, conhecedor e divulgador da história mandinga-kaabunké, cantor e tocador de kora. Nascido na Gâmbia em 1988, numa família de artistas, herdou a tradição musical de seu pai, Alagi Mbye, também tocador de kora, e de sua mãe, Jabou Susso, uma jalimuso dedicada ao canto. Residente em Lisboa desde 2015, é já uma figura activa e indispensável na cena local, tendo colaborado com nomes como Selma Uamusse, Moullinex e Kimi Djabaté.
7 Novembro
quinta 19h30
Sala Principal
(concerto)
12 Eur. (integrado no Passe Cultura apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Duração 60 min.
Maiores de 6
FICHA TÉCNICA
Sintetizadores e electrónica
Rita Silva
Kora, Calabash e voz
Mbye Ebrima