Rui Moreira reabre o Bolhão com o toque do sino às 8 horas
O Mercado do Bolhão reabre à cidade do Porto dia 15 de setembro. O momento é assinalado às 8 horas em ponto, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, com o toque do sino. Este elemento que se preservou no processo de reabilitação e que manterá viva a tradição de avisar, diariamente, o início da atividade do mercado, está localizado na entrada da Rua de Fernandes Tomás.
O Mercado do Bolhão reabre já nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, depois de uma exigente obra de restauro e modernização para acolher os comerciantes, clientes e visitantes.
Neste dia, a festa é da cidade do Porto e dos comerciantes do Bolhão, tendo o presidente da Câmara Municipal do Porto dispensado os habituais discursos protocolares que pautam este tipo de ocasião. Em vez disso, depois do toque do sino, Rui Moreira fará uma visita pelo Mercado recém-inaugurado, acompanhado por personalidades da cidade que foram convidadas para a abertura do Bolhão.
79 comerciantes no arranque da atividade do renovado Bolhão
No coração da cidade, o Bolhão apresenta-se com a sua alma de sempre, mas também com novidades. O mercado de frescos continuará a ser o principal protagonista deste edifício emblemático da cidade, que na data da abertura conta com 79 comerciantes. Além das tradicionais bancas de legumes e frutas, de flores, das peixarias e dos talhos, ou do ofício do amolador, haverá também espaço para o comércio de artesanato e alguns estabelecimentos de cafetaria, mencionando apenas alguns exemplos. A estes juntam-se a comercialização de novos produtos, como cogumelos e algas ou massas, temperos e especiarias.
O horário de funcionamento do Mercado do Bolhão será entre as 8 e as 20 horas, de segunda a sexta, e ao sábado o encerramento acontece às 18 horas. Aos domingos, o mercado estará encerrado.