Ruy de Carvalho vai estar em Óbidos para peça no Festival de Teatro
Óbidos vai ter Teatro durante todo o mês de Junho. As peças decorrem no auditório municipal da Casa da Música e as entradas são livres. Haverá teatro para todos os gostos, feito pela comunidade e pelas escolas de Óbidos. A primeira peça é já dia 4, num total de 12 actuações. Destaque para o dia 25 de Junho, com a peça “Ruy, A História Devida”, com o conhecido actor Ruy de Carvalho e Luís Pacheco.
O Município de Óbidos, assente numa estratégia de valorização do território e de desenvolvimento comunitário, tem vindo a desenvolver um projecto de Teatro para e com a comunidade local. “Acreditamos que quem faz os lugares são as pessoas, as suas memórias e a sua identidade e, por isso, o Município apostou na valorização dos lugares, na recuperação e significação das tradições, rituais, estórias locais e produtos endógenos”, afirma Margarida Reis. Para a vereadora da Cultura, “este projecto pretende ir ao encontro da matriz identitária do concelho de Óbidos, ou seja, trabalhar a ideia de identidade e comunidade, assim como, recuperar tradições e, de certo modo, mantê-las vivas na nossa memória colectiva contribuindo assim para salvaguarda do património cultural imaterial do concelho de Óbidos”.
Para desenvolver este projecto, o Município conta com quatro encenadores que trabalham individualmente com os grupos de teatro locais: José Ramalho, Inês Fouto, Gonçalo Costa e Marlise Gaspar. Neste momento, existem no concelho quatro grupos de teatro em actividade: Grupo de Teatro Reflexos em Palco de A-dos Negros; Grupo de Teatro Animais em Palco de Amoreira; Grupo de Teatro Águas Vivas de Olho Marinho e Grupo de Teatro A Raiz de Usseira.
Também as escolas de Óbidos vão fazer parte deste Festival. A área do teatro tem sido promovida pelo município nas turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, enquadrada nas actividades de enriquecimento curricular. O objectivo principal é estimular a imaginação e a criatividade, realçando um conjunto de competências essenciais como a comunicação, a autonomia, o espírito crítico ou a cooperação. A participação das escolas no Festival de Teatro, numa acção conjunta entre o serviço de Educação e Cultura do Município, promove uma maior ligação com o território e com as famílias, descentralizando as acções educativas e aproximando os alunos à dimensão cultural do concelho de Óbidos.