Selecção Nacional - José Dias melhor elemento da Selecção no Europeu de XCM

Selecção Nacional - José Dias melhor elemento da Selecção no Europeu de XCM
Fotografia: DR

José Dias, 17.º classificado, foi hoje o melhor elemento da Selecção Nacional no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), realizado em Laissac, França. Entre os masters, que competiram pelas respectivas equipas, Portugal conquistou dois títulos e um total de oito medalhas.

Portugal iniciou os 95 quilómetros da prova masculina de elite com ambição, mas a realidade acabaria por revelar-se aziaga para os interesses nacionais.

O campeão nacional, José Dias, foi o melhor elemento da Selecção Nacional, cortando a meta na 17.ª posição, a 12m35s do belga Wout Alleman, que venceu isolado, sendo acompanhado no pódio pelo italiano Fabian Rabsteiner, a 2m1ss, e pelo alemão Simon Schneller, a 4m52s.

No que diz respeito aos restantes elementos da Selecção Nacional, Guilherme Mota foi 28.º, a 23m27s, e Gonçalo Amado terminou na 30.ª posição, a 26m05s.

“A competição não correu como desejávamos. O Filipe Francisco não se sentiu bem e desistiu ainda antes do primeiro abastecimento. O Tiago Ferreira também não teve um bom dia e não terminou. Em contrapartida, o José Dias fez uma corrida em progressão, acabando bem, embora longe do pódio, que ambicionávamos. O Guilherme Mota e o Gonçalo Amado estiveram bem na primeira vez que representaram a Selecção num Campeonato da Europa”, considera o seleccionador nacional, Pedro Vigário.

Melissa Maia alinhou na maratona de elite feminina ao serviço do Korpo Activo/Penacova e conseguiu a sétima posição. A campeã nacional completou os 80 quilómetros em 4h45m47s, mais 18m32s do que a alemã Aldelheid Morath, que triunfou em solitário. Seguiram-se a francesa Estelle Morel, a 5m17s, e a suíça Irina Luetzelschwab, a 8m25s.

Os veteranos portugueses estiveram em excelente plano neste Europeu. Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) conquistou o título de master 35, categoria em que José Lourenço (SPAC) ficou com a medalha de bronze. David Vaz foi terceiro em masters 40.

Em masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) subiu ao pódio para celebrar a terceira posição. Na categoria de masters 55, Portugal conquistou mais um título, por intermédio de Vítor Graça (BTT Conceição de Faro/Algarve Bike Challenge), que foi acompanhado no pódio pelo compatriota Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem), terceiro classificado. O master 60 Rui Norte (Róódinhas/Master Vantagem) também conseguiu a medalha de bronze.

Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) sagrou-se vice-campeã europeia na categoria feminina de master 40.