Sétima legião na noite de abertura do oitavo episódio do close-up

Sétima legião na noite de abertura do oitavo episódio do close-up
Fotografia: D.R.

A oitava edição do CLOSE-UP – Observatório de Cinema decorrerá de 14 a 21 de Outubro, em vários espaços da Casa das Artes de Famalicão e do Teatro Narciso Ferreira, sob o mote Infância e Juventude, um período de transformações do humano, do desenvolvimento da identidade, da conquista da autonomia, mas também um lugar de revolta, que o cinema tantas vezes soube enquadrar e direccionar.

A noite de abertura terá como protagonistas os Sétima Legião, num concerto de celebração dos seus 40 anos, mas que terá também como atributo adicional a resposta a uma encomenda da Casa das Artes, na apresentação em estreia da banda sonora de “Um Tesoiro” (1958), uma curta-metragem de António Campos, numa das suas incursões pelo mar, pelos lugares e pelas gentes que lidavam com a faina da pesca.

O oitavo episódio do Close-up apresentará vários panoramas, no encontro da produção do presente com a história do cinema, onde se destacará também uma cineasta do cinema português, sem esquecer o foco nas propostas para escolas e para famílias. A Casa das Artes de Famalicão revelará a programação completa do Close-Up nos primeiros dias de Setembro.

 A Sétima Legião regressa aos palcos, 40 anos depois do arranque da sua particular história que é, justamente, uma das mais celebradas do pop rock nacional. Estes espectáculos servem também para homenagear Ricardo Camacho, produtor e teclista do grupo desaparecido em 2018. Neste regresso, a Sétima Legião de Pedro Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Leão (baixo e teclas), Nuno Cruz (bateria, percussão), Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Tato Marinho (gaita de foles, flautas), Paulo Abelho (percussão, samplers) e Francisco Menezes (letras, coros) acolhe também João Eleutério, experimentado músico que tem corrido mundo como parte da banda de Rodrigo Leão e que agora assegurará os teclados. Foi em 1982 que a Sétima Legião surgiu no então agitadíssimo panorama musical português, apresentando uma visão singular da música sintonizada com as experiências mais avançadas da pop alternativa da época, mas sem esquecer a identidade portuguesa. A banda deixou uma marca vincada na produção musical nacional dos anos 80 e 90. Com estes concertos de aniversário, a Sétima legião pretende revisitar os seus mais aplaudidos clássicos e dar nova vida a temas como «Sete Mares» ou «Por Quem Não Esqueci».

A cedência do filme “Um Tesoiro” (1958, 14 min) resulta de uma parceria com a Cinemateca Portuguesa e o projecto FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico.