Setúbal mostra o melhor da região na FITUR 2024
A experiência turística de Setúbal esteve em destaque, de 24 a 28 de Janeiro, na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, numa delegação recorde que juntou, em pavilhão próprio, Câmara Municipal, operadores turísticos e produtores regionais.
Na décima participação consecutiva na feira espanhola, Setúbal partilhou com os visitantes o que tem melhor tem para oferecer, mostrando-se com identidade, sustentabilidade, natureza, gastronomia e vinhos, num pavilhão de sessenta metros quadrados, integrado na área do Turismo de Portugal.
A afirmação da estratégia do município na promoção activa do destino Setúbal numa das feiras do mercado turístico mais importantes da europa tem repercussões ao longo de todo o ano, em várias áreas do tecido económico local, nomeadamente na hotelaria, restauração e produtores regionais.
No que respeita a produtores regionais, estiverem presentes Alquimia dos Sabores, Bacalhôa – Vinhos de Portugal, Queijaria Simões, Casa Ermelinda Freitas, Sociedade Vinícola de Palmela, Adega Camolas, Licor de Laranja, Growout – Belmar e Cardume, Bolacha Piedade e Mercearia Caramela.
Participaram os operadores turísticos Rotas do Sal, Setúbal Alive, Sea Life Lovers, Arroy, Bolhas Tours, Evolus, Yatch Ocean Club, Viagens Anixa, Novotel, Hotel Club de Azeitão, Seatru, Arrábida Stand up Paddle, Green Breeze, Arrabida Experiences, Salamaleques, Dolphin Bay, Arrábida 4U, In Wall Climbing, Hotel Mar e Sol, 34 Guest House, Hotel Casa Palmela e RM Guest House.
Além do atendimento ao público, o pavilhão de Setúbal na FITUR recebeu, ao longo de cinco dias, um conjunto alargado de acções paralelas, com realce para a apresentação de Setúbal a jornalistas e bloguers, a visita e gravação de vídeos para as redes sociais da reconhecida influenciadora gastrónoma espanhola Mapi Hermida.
No pavilhão setubalense, destaque ainda para a promoção de degustações com produtos regionais a cargo do restaurante Taberna do Largo, para apresentações ao vivo por artesões da Pedaços de Mar e da Leiveira – Azulejos de Azeitão e para a actuação de dois cantores líricos do Coro Setúbal Voz, da Associação Setúbal Voz.
Foram ainda realizadas reuniões com jornalistas e investidores e, para os próximos meses, estão já agendados vários encontros em Setúbal para desenvolver os contactos iniciados em Madrid, em que se incluem, em Março, visitas de cinco jornalistas e de um investidor interessado na exportação de vinhos da península de Setúbal.
A FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid bateu este ano o recorde de visitantes profissionais, tendo sido registadas 150 mil pessoas nos primeiros três dias, enquanto os dois últimos, durante o fim de semana, exclusivamente para o público, também terão ultrapassado os números do ano anterior.