Sónia Batista estreia novo espetáculo sobre vivência lésbica-sáfica

Sónia Batista estreia novo espetáculo sobre vivência lésbica-sáfica
Foto: DR

DYKES ON ICE é a nova criação de Sónia Batista que se apropria da violência homofóbica para falar da sua vivência enquanto mulher lésbica. Neste espectáculo, Sónia Batista vai expondo a sua narrativa, contando histórias e recorrendo a referências bibliográficas, fabulações, expondo agressões, violências, preconceitos e estereótipos sobre mulheres lésbicas.

Em Março deste ano foi apresentada a conferência performance Preâmbulo para Dykes On Ice no festival END em Guimarães, uma primeira versão cénica desta performance que estreia no final de Maio no TBA.

 

Para assistir a ensaios no TBA e conversar com Sónia Batista, por favor escrevam para beatrizvasconcelos@egeac.pt

 

30 Maio a 2 Junho (performance)

 

Sónia Batista

DYKES ON ICE

Estou farta de ser uma coisa política, queria ser uma coisa saborosa, com gelado, com lambe-lambe – adoro que seja esse o nome dos cartazes no Brasil, lambe-lambe, aprendi com a Joana, que também está farta de ser uma coisa política. Porque dá tanto trabalho, emocional, ser essa coisa, e é tão perigoso. Um perigo em potência, físico. Um perigo político.

 

Fazemos amor como se estivéssemos em campanha, com toda a gente, que nos estranha. Mas se calhar a campanha não é política, mas militar. E um beijo é uma declaração de guerra.

Sónia Baptista

 

Dykes on Ice parte de uma investigação sobre a vivência lésbica-sáfica: das agressões e micro-agressões até às estratégias usadas para as ultrapassar e lhes sobreviver. Reflecte não só nos efeitos no espírito, mas também no corpo, na capacidade pessoal e criativa de existir combatendo o silenciamento, a agressão e a invisibilidade.

 

30 Maio – 2 Junho

quinta a sábado 19h30

domingo 17h30

Sala Principal

12 Eur (integrado no Passe Cultura apenas disponível na Bilheteira do TBA)

Classificação etária: a atribuir pela CCE

 

ACESSIBILIDADE

31 Maio

Sessão com legendagem em inglês

 

1 Junho

Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição (com reconhecimento de palco às 18h30)

 

CLUBE ESPECTADOR

30 Maio

Com moderação de Maria Sequeira Mendes

 

Criação e interpretação

Sónia Baptista

 

Co-criação e interpretação

Joana Levi

 

Convidado

Bruno Soares Nogueira

 

Luz

Daniel Worm

 

Vídeo

Raquel Melgue

 

Desenho de som

Margarida Magalhães

 

Direcção de produção

Maria João Garcia

 

Com a participação de

Rita Carolina Silva, Alexa Santos, Mariana Ricardo, Maayan Sophia Weisstub, Isidro Paiva

 

Co-produção

Teatro do Bairro Alto, Festival END, AADK Portugal

 

Apoio

ILGA, Club Safo, Livraria Aberta, Armeios

 

BIO

Sónia Baptista (Lisboa, 1973), Coreógrafa, Intérprete e Dramaturga, é mestre em Coreografia e Performance pela Universidade de Roehampton em Londres. No conjunto da sua obra, explora e experimenta com as linguagens da Performance, Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Das suas criações mais recentes, destacam-se: in the fall the fox, e na queda raposar (2014), Assentar sobre a Subida das Águas (2016), Triste In English From Spanish (2017), The Anger! The Fury! (2020), WOW (2022) e Sweat Sweat Sweat (2023). Colaborou com vários artistas e companhias: como intérprete, co-criadora, autora de textos dramatúrgicos e coreógrafa. Colabora com a ESTC, ESD, Fórum Dança e outras instituições de ensino bem como com a CNB em projectos pedagógicos e artísticos. Tem oito livros publicados.

 

EXCERTO DO TEXTO

"Isto é um exercício de imaginação.

Sobre o que se imagina e o que se vê, ou o que não se vê, sobre quem se vê, quem não se vê, sobre como se lê quem se vê.

Isto é sobre Portugal, sobre o Brasil, sobre descolonizar e queerificar a história, sobre ocupar e recuperar palavras e imagens.

Isto é sobre ser uma coisa, sobre ser muitas coisas, mas ser uma coisa específica, assim lida, sobre ser monstruosa, uma monstra, sobre ser uma ameaça.

Os monstros escondem-se debaixo da cama, dentro do armário, atrás da cortina. Grutas, tocas, covis, os monstros escondem-se porque têm medo. Sim, sou monstra, é esse o meu segredo.

Isto é sobre imagens, belas e terríveis, sobre pessoas, belas e terríveis, sobre ideias, belas e terríveis. Ideias desfeitas.

Isto é sobre nós, meu amor.

Vá, vamos quebrar o gelo."

 

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