TEATRA celebra dois anos com mais de 80.000 audições
TEATRA, o podcast de entrevistas do Teatro Nacional D. Maria II, celebra este mês dois anos, com 35 conversas já disponibilizadas online e um total de mais de 80.000 audições.
Lançado em Setembro de 2019, o TEATRA surgiu com o objectivo de trazer mais espaço para conversar e pensar sobre cultura, teatro e as pessoas que o fazem. Em cada episódio, a jornalista Mariana Oliveira convoca uma personalidade associada às artes e à cultura, para uma conversa sem guião, onde se pretende dar espaço ao pensamento e ao debate. Tendo inicialmente surgido como uma rubrica mensal, em Janeiro de 2021 o TEATRA passou a assumir uma periodicidade quinzenal, com o lançamento de uma nova entrevista a cada duas semanas.
Quinzenalmente, o podcast traz para primeiro plano as pessoas que fazem o teatro em Portugal. Passaram já por este palco diversos actores, como Albano Jerónimo, Bruno Nogueira, Filomena Cautela, Miguel Guilherme, Nuno Lopes, Rita Blanco, Rui Mendes ou Sara Barros Leitão, e encenadores, como Cristina Carvalhal, Filipe La Féria ou Tiago Guedes. O TEATRA dá ainda voz a profissionais de diversas áreas associadas ao universo teatral, da escrita à música, passando pelas artes plásticas ou pela dança, tendo já recebido como convidados Capicua, Dulce Maria Cardoso, José António Tenente, Manuela Azevedo ou Olga Roriz.
No mês em que se celebram dois anos de TEATRA, Mariana Oliveira sentou-se à conversa com o músico Paulo Furtado, também conhecido como The Legendary Tigerman, num episódio lançado na última semana. Para além da sua associação imediata ao rock, Paulo Furtado tem dedicado cada vez mais do seu tempo à criação de música para espectáculos de teatro e de bandas sonoras para filmes. Entre muitas outras histórias, conta-nos nesta entrevista como tem sido a experiência de trabalhar com Gus Van Sant no primeiro espectáculo de teatro do realizador norte americano, que tem estreia mundial marcada para esta quinta-feira, dia 23 de Setembro, no D. Maria II.