Turismo do Centro com “as maiores expectativas” para 2017
O centenário das Aparições de Fátima é o grande evento da região centro em 2017 e uma oportunidade “única para a promoção, não só de Fátima, mas de todo o país”, sublinha o presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que encara o novo ano com “as maiores expectativas”.
O responsável lembra que Fátima é “já uma referência mundial, nomeadamente, em destinos como a América do Sul (em particular, no Brasil), Ásia ou África, e em muitos deles, é uma marca mais forte do que “Portugal”. O destino religioso é, por isso, encarado como “uma das principais “portas” de entrada no país a turistas, e com potencial para fazer disseminar turistas de norte a sul”.
Com as comemorações do centenário e a visita do Papa Francisco, Pedro Machado entende que “estão criadas as condições para reforçar e aumentar a notoriedade de Portugal, de modo a que este se afirme como um destino turístico religioso obrigatório, a nível mundial”. O desafio, de privados e públicos, vai ser “a promoção integrada do produto turismo religioso “Fátima”, de forma concertada com outros produtos, também eles religiosos, existentes por todo o país”, destaca o Presidente ERT Centro Portugal.
Em 2017 a região Centro vai ser ainda “Destino Preferido APAVT” (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), o que, para o responsável, “funcionará como mais um importante veículo de promoção turística do Centro de Portugal, e que, decerto, contribuirá para que 2017 seja mais um ano de excelentes resultados”. A isto junta-se o facto de a região ser também, este ano, “Destino Preferido ECTAA, a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, que reúne representantes de mais de 30 países emissores e mais de 80.000 agências de viagens.
Por todos estes motivos, Pedro Machado vê com bons olhos o ano que agora começa. Os dados de 2015, conhecidos recentemente, dão alento ao responsável: a região Centro superou os cinco milhões de dormidas. “Em 2016 todos os indicadores indicam que este valor ronde os seis milhões”, adianta. A estratégia de promoção vai ser a mesma dos últimos anos, “um país dentro do país”, sem fronteiras. “A diversidade é o nosso ativo mais importante e diferenciador”, enfatiza o responsável, que destaca os resultados positivos desta aposta: o crescimento a dois dígitos da região Centro, “que se consolidam, ano após ano, em todo o território”, e o “aumento significativo da notoriedade da marca “Centro de Portugal””.