Tertúlia Bordaliana: "Rafael Bordalo Pinheiro como ‘matéria-prima’ para o cartoon atual"

Tertúlia Bordaliana: "Rafael Bordalo Pinheiro como ‘matéria-prima’ para o cartoon atual"
Fotografia: D.R.

Tertúlia Bordaliana: "Rafael Bordalo Pinheiro como ‘matéria-prima’ para o cartoon atual", por António (cartunista, caricaturista e autor de banda desenhada) dia 27 de Janeiro às 19h00, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

No dia 27 de Janeiro às 19h00 o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras apresenta a quarta e última Tertúlia Bordaliana. “Rafael Bordalo Pinheiro como ‘matéria-prima’ para o cartoon actual”, por António (cartunista, caricaturista e autor de banda desenhada), que terá palco na cafetaria Foliateca.

Associadas à exposição temporária "A "MASCARADA POLÍTICA" - O CARNAVAL NA OBRA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO (1870-1905)" patente no CAC, as Tertúlias Bordalianas pretendem dar a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do autor.

Recriando um ambiente de época com vinhos e petiscos, estas tertúlias terão palco na Foliateca, a cafetaria do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

“Rafael Bordalo Pinheiro como “matéria-prima” para o cartoon actual” é a quarta e última tertúlia e que terá como orador António.

António (Vila Franca de Xira, 1953) é formado em pintura pela Escola Artística António Arroio. Iniciou-se na caricatura e no cartoonismo em Março de 1974, no jornal “República”. É colaborador permanente do jornal semanário “Expresso” desde fins de 1974 até hoje. Paralelamente desenvolve o seu trabalho como designer. Nas artes plásticas, destaca-se o trabalho de animação plástica da Estação de Metro do Aeroporto de Lisboa “Figuras de Lisboa”, constituída por 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada. É comissário do cartoon Xira e director do World Press Cartoon.

Prémios em destaque: 1983 e 1986 International Salon of Cartoons de Montreal (Canadá); 1992 Prémio Gazeta de Cartoon (Lisboa); 1993 Festival du Dessin Humoristique de Anglet (França); 1995 Best Newspaper Design da Society of News Design (Estocolmo, Suécia); 2002 Premio Internazionale Satira Politica (Forte dei Marmi, Itália); 2005 Prémio Stuart Carvalhais (Lisboa); 2010 Prix Presse Internationale (Saint-Just-le-Martel, França); 2018 Prémio Gazeta de Mérito (Lisboa).