Tradição e Inovação marcam o arranque da Feira de São Pedro 2025

A Feira de São Pedro, um dos eventos mais emblemáticos e enraizados na tradição de Torres Vedras, já abriu portas. Considerada a maior mostra agroindustrial e comercial do Oeste, a edição deste ano decorre até 6 de Julho, prometendo atrair milhares de visitantes ao longo dos seus dias de programação.
A cerimónia de abertura, que ocorreu pelas 21h00, desta quinta-feira, contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, que destacou a “importância que as autarquias têm nos territórios porque permitem que haja este tipo de eventos que nos trazem a cultura, a tradição e muito mais”. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, realçou o facto “da Feira de São Pedro ser um lugar de encontro, onde há de tudo, como há de tudo em Torres Vedras” e o presidente do Concelho de Administração da Promotorres E.M, Rui Penetra elogiou o esforço colectivo de todos os que tornam o evento possível, dando especial ênfase ao papel fundamental do sector empresarial.
Mais do que um simples evento festivo, a Feira de São Pedro assume-se como um impulsionador da economia local. Ao criar oportunidades para comerciantes, artesãos, agricultores e pequenos empresários, o certame contribui de forma significativa para o dinamismo económico e social da região.
Este ano, a Feira de São Pedro apresenta uma programação diversa e variada que inclui:
- Expositores: Cerca de 380 expositores de diversas áreas desde a tecnologia, habitação, passando por agricultura, automóveis, artesanato e sabores regionais, o evento mostra o melhor da inovação e tradição regional;
- Gastronomia: Várias estruturas de comida e bebida e zonas de restauração, com 3 restaurantes, 10 tasquinhas e 5 bares, com comidas típicas, doces tradicionais e bebidas;
- Entretenimento: Dois sítios diferentes de palcos com artistas nacionais e locais, DJ’s, animação itinerante e muito mais que celebram a herança de Torres Vedras;
- Diversões: Uma ampla área com 27 divertimentos e jogos para várias gerações;
- Eventos Especiais: Conferências no Auditório Feira de São Pedro – Caixa Agrícola de Torres Vedras e o espaço Vinho nas Linhas oferece workshops e showcookings com temáticas ligadas à agricultura sustentável e inovação e, ainda promove os vinhos da região de Lisboa.
O evento tem investido cada vez mais na qualidade da experiência do visitante e, por isso às sextas (19h00 às 02h00), sábados (19h00 às 02h00) e domingos (19h00 à 01h00), pode estacionar a sua viatura no parque de estacionamento junto à rotunda da Acral, sendo disponibilizado um transporte gratuito, a cada 30 minutos (sujeito a demora). Ainda, o horário do parque de estacionamento subterrâneo do Mercado Municipal de Torres Vedras, alargará para o seguinte: sextas-feiras (até às 02h00); sábados (até às 02h00) e domingos (até à 01h00). A primeira hora é gratuita.
Com a expectativa de atrair cerca de 240 mil visitantes, durante 11 dias do evento, a organização reforçou as medidas de segurança e infraestrutura, à semelhança das edições anteriores. Para este efeito, há um espaço de exposição dedicado às Forças de Segurança e Socorro, além de um Posto de Socorros. Ainda, para que a Feira de São Pedro ocorra de forma tranquila e segura, o programa “Estou Aqui” da PSP estará presente, em que é facultado uma pulseira identificativa para as crianças, dos 2 aos 15 anos. Em caso de emergência, o menor poderá recorrer a um adulto que, através da pulseira, conseguirá ajudar na localização e identificação, garantindo a sua segurança.
Até ao dia 6 de julho, Torres Vedras vive um ambiente de festa, com um programa diversificado que promete experiências memoráveis para todos os visitantes. Uma oportunidade única para celebrar e participar numa tradição que continua a marcar gerações.
Feira de São Pedro, um lugar onde a tradição encontra a inovação!