V Triatlo de Águeda esgota inscrições e bate recorde em provas da modalidade
Festa do triatlo encheu a cidade de cor e vida, num ambiente competitivo que juntou mais de 200 atletas de vários escalões etários, dos 16 aos 70 anos
Em dia de feriado nacional, Águeda recebeu, a 5 de outubro, o V Triatlo de Águeda, numa organização do DAR – Desportivo Atlético de Recardães com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, que juntou mais de 200 atletas numa prova que faz parte do circuito do Desafio Norte de Triatlo e que bateu o recorde de inscrições em competições deste tipo de modalidade.
A prova desenrolou-se em duas categorias distintas e em vários escalões etários: triatlo sprint (750 metros de natação, 20 quilómetros de bicicleta e 5 quilómetros de corrida) e duatlo sprint (5 quilómetros de corrida, 20 quilómetros de bicicleta, terminando em 2,5 quilómetros de corrida).
O “pontapé-de-saída” deu-se junto à margem direita do Rio Águeda, onde os atletas se concentraram para, ao sinal sonoro, iniciarem as braçadas na prova de natação, após o que, rapidamente, se deslocaram à zona de troca para despirem o fato térmico, calçarem as sapatilhas e darem início à parte mais longa da prova, o ciclismo. Concluídas as quatro voltas ao circuito, para perfazer os 20 quilómetros exigidos, os atletas voltaram a trocar calçado para, agora, darem “corda aos sapatos” e correrem os 5 quilómetros finais rumo à vitória, percorrendo algumas das principais artérias do centro da cidade.
“É com imensa alegria que vemos toda esta cor e animação na cidade, com a realização de mais uma competição desportiva que atrai centenas de atletas ao nosso concelho, este ano batendo recordes de inscrições. É uma organização exemplar, que cada ano que passa cresce, sendo por isso mesmo um motivo de orgulho para todos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que este tipo de eventos, ao mesmo tempo que cativam desportistas, são excelentes catalisadores de turismo e promovem a cidade de Águeda como um destino de excelência para visitar e onde se encontram muitas opções de atividades, nomeadamente desportivas.
“É isto que queremos também, que o Desporto se associe ao turismo, conseguindo, com esta aposta, promover ainda mais a economia local”, declarou ainda Edson Santos, frisando que a Câmara Municipal é um parceiro ativo das associações que organizam as diversas provas e competições desportivas no concelho. “É este o caminho que queremos continuar a apostar, mantendo e desenvolvendo parcerias com os nossos clubes para realizar grandes provas, como esta, no nosso concelho”.
Celso Moreira, presidente da DAR, aproveitou o momento para agradecer o “imprescindível e constante” apoio da Câmara de Águeda, “em termos de material e financeiro, sem o qual não conseguiríamos realizar este evento”, que foi, sublinha, “o mais concorrido de sempre, tendo esgotado as inscrições”. Consciente do sucesso alcançado, avançou que no próximo ano espera poder ampliar o limite de inscrições disponíveis para a prova.
A satisfação era visível em todos os atletas que se juntaram, no final, para a entrega de medalhas aos vencedores. Mário Rocha, do Clube dos Galitos, foi o vencedor da geral masculino, descrevendo a prova como “excelente” e que resultou numa “preparação para um grande desafio que irá acontecer dentro de 10 dias”, numa outra competição.
A grande vencedora da geral feminina foi Marisa João, do Clube Cicónia, de Albergaria-a-Velha, para quem esta prova teve “uma envolvência fantástica. Muitos parabéns à organização, a Águeda e ao Município, por proporcionarem toda esta festa do triatlo. É disto que todos precisamos”, declarou.