Vila de Rei vai receber apresentação do projecto ‘Migrantes Climáticos – Um Pouco Mais à Frente’

Vila de Rei vai receber apresentação do projecto ‘Migrantes Climáticos – Um Pouco Mais à Frente’
Fotografia: DR

O programa FÔLEGO vai apresentar, na manhã do próximo dia 25 de Junho, junto ao Mercado Municipal de Vila de Rei, o projecto ‘Migrantes Climáticos – Um Pouco Mais à Frente’, resultante de um trabalho da companhia TEATRO O BANDO com habitantes dos cinco municípios do âmbito do FÔLEGO (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei).

Numa série de passagens pelo território, a equipa artística gravou histórias de migração e viagem, protagonizadas por pessoas de diferentes origens e proveniências que hoje habitam estes lugares. Dessas entrevistas resultou um documento áudio que foi editado com o elenco e será posto em cena nos cinco municípios, relacionando o som da história real, pela voz de quem a conta, com a personagem ficcional do espectáculo ANTES DO MAR (TEATRO O BANDO, 2020) e as palavras de Hélia Correia, do romance UM BAILARINO NA BATALHA. Durante esta manhã, cinco personagens irão ocupar o espaço junto ao Mercado Municipal com cinco monólogos com histórias contadas ao ouvido.

O projecto contou com entrevistas a Andrew Winter, António Correia, Carlos de Sousa, Eduardo Patrício, Egidinha de Oliveira, Eloise Winter, Elsa Marçal, Jabulani Maseko, Joaquim Diogo, Maria José Eira, Miguel Manso, Moussa Dembelé, Pedro Dias, Rui Casimiro e Yola Vale.

Criação TEATRO O BANDO, uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes, apoiada pelo Município de Palmela; e parceira dos projetos Connect Up e Play On, ambos financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia, no âmbito do Festival TODOS (2020) e recriado para o projecto FÔLEGO.

O FÔLEGO é um programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.