Viseu volta a viver os Jogos Desportivos, numa versão 2.0, em Junho e Julho

Viseu volta a viver os Jogos Desportivos, numa versão 2.0, em Junho e Julho
Fotografia: D.R.

Projecto criado em 1992 está de regresso a Viseu, reinventado e adaptado à nova realidade, e oferece 16 modalidades. Inscrições estão abertas para jovens dos 5 aos 15 anos

Estão de regresso os Jogos Desportivos à cidade de Viseu. A Câmara Municipal de Viseu, através do programa municipal VISEU ATIVO, volta a promover, nos meses de Junho e Julho, este projecto numa versão 2.0. Nascidos em 1992, os Jogos Desportivos de Viseu (JDV), iniciativa reconhecida pelos viseenses, têm como objectivo fomentar, durante os meses de Verão, nas diversas instalações desportivas do concelho, a prática de actividade física junto dos escalões mais jovens da população.

Neste sentido, depois de um interregno de nove anos, a iniciativa regressa, em 2023, renovada e devidamente enquadrada nos princípios e nos objectivos da Estratégia Municipal para a Promoção da Actividade Física de Viseu – VISEU ATIVO. Através do convite do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, o embaixador da edição 2023 dos Jogos Desportivos de Viseu 2.0 é o atleta de BTT XCM, Tiago Ferreira.

Andebol, arborismo, basquetebol, BTT, desporto adaptado, futebol, futsal, hipismo, patinagem e hóquei em patins, judo, natação, orientação, ténis, ténis de mesa, voleibol de praia e xadrez são as 16 modalidades disponíveis.

No âmbito da política municipal de promoção da saúde e da actividade física, com o objectivo de também incentivar a prática desportiva nas colectividades e dinamizar o movimento associativo, os JDV 2.0 contam com três dimensões organizativas: dimensão competitiva; dimensão de literacia desportiva; dimensão formativa.

Através desta metodologia, a Câmara Municipal de Viseu pretende contribuir para a criação de experiências positivas, estimulando a literacia desportiva das crianças e jovens do concelho e, consequentemente, uma maior estruturação no seu processo de formação desportiva.

Desta forma, os JDV 2.0 compreendem na sua essência provas distintas e destinam-se a praticantes federados e não federados, masculinos e femininos, do concelho de Viseu. Com excepção dos atletas com deficiência, as Entidades Coordenadoras de cada Modalidade (ECM), ao longo dos JDV 2.0, vão definir os escalões etários mais adaptados às actividades que desenvolvem, através dos seguintes escalões: Sub7 (nascidos nos anos 2016, 2017 e 2018); Sub9 (nascidos nos anos 2014 e 2015); Sub11 (nascidos nos anos 2012 e 2013); Sub13 (nascidos nos anos 2010 e 2011) e Sub15 (nascidos nos anos 2008 e 2009).

Atendendo às necessidades reais dos praticantes dos Jogos, em função do interesse, formato de competição, valor formativo e escalão etário das crianças e dos jovens, a Câmara Municipal organizou a oferta das actividades e modalidades em LIGAS, ENCONTROS, CIRCUITOS E CLINICS.

As LIGAS oferecem a experiência de modalidades colectivas, com carácter competitivo, praticadas com as regras oficiais da modalidade, com direito a prémios de classificação final, sendo que são destinadas aos escalões etários de Sub11, Sub13 e Sub15. As iniciativas decorrem, preferencialmente, aos fins de semana e feriados, excepto sábados de manhã. Neste âmbito, não podem participar nas LIGAS os clubes federados na mesma modalidade na época desportiva 2022/2023.

Por outro lado, os ENCONTROS são dedicados a modalidades colectivas, com carácter competitivo, no entanto, com jogos reduzidos e tempo de jogo adaptado - sem classificação final - apenas com prémios de participação. Os mesmos estão destinados à prática pelos escalões etários de Sub7 e Sub9.

Os CIRCUITOS têm as seguintes características: modalidades individuais, com carácter competitivo e classificação final. Crianças e jovens dos 5 aos 15 anos podem participar, dado que as actividades são dedicadas a todos os escalões.

Além disso, os CLINICS têm as seguintes características: modalidades individuais e colectivas, sem carácter competitivo. Com o objectivo de promover a literacia desportiva e a experimentação de diversas modalidades, estas actividades decorrem com orientação técnica da responsabilidade da ECM, sendo dedicadas a todos os escalões etários e decorrem, preferencialmente, aos sábados de manhã.

As inscrições em todas as modalidades dos JDV 2.0 são totalmente gratuitas. As mesmas já estão abertas e podem ser efectuadas através do website do Município de Viseu, em www.cm-viseu.pt. Os interessados encontrarão aqui toda a informação necessária, bem como o link de acesso a uma plataforma própria para a gestão do processo de inscrições.

No que diz respeito à inscrição de colectividades, podem inscrever-se nestes Jogos associações, legalmente constituídas e sedeadas no concelho de Viseu, escolas e colégios, juntas de freguesia ou grupos informais de crianças e jovens. Por outro lado, no que se refere à inscrição de atletas, nas modalidades individuais ou actividades não competitivas (CLINICS), os interessados podem efectuar a sua inscrição sem estarem integrados em qualquer colectividade.

Desta forma, nas modalidades colectivas e competitivas a inscrição dos atletas deve ser efectuada através de uma colectividade, onde devem ser indicados os responsáveis técnicos que coordenam e supervisionam a participação dos atletas. Cada atleta pode assim participar, unicamente, por uma colectividade e escalão na mesma modalidade.

Numa primeira fase, os atletas efectuam o procedimento de inscrição na plataforma e, posteriormente, completam o seu processo de inscrição com a escolha das actividades/modalidades em que pretendem participar. De seguida, a Divisão de Desporto, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Viseu irá validar todos os dados disponibilizados e a inscrição nesta edição.

Já no que diz respeito à inscrição de responsáveis técnicos e dirigentes, no processo de inscrição deverá ser apresentado o registo criminal dos responsáveis técnicos que coordenam e supervisionam a participação de atletas menores, de acordo com o estipulado na Lei n.º 113/2009, de 17 de Setembro. Neste caso, os prazos e limites de inscrições são definidos nos Regulamentos Específicos a apresentar por cada ECM.

Esta edição, que vai decorrer, maioritariamente, nas instalações desportivas municipais geridos pela Câmara Municipal, pretende constituir-se como uma oferta formativa de actividades que permitam aos jovens ocupar os tempos livres das suas férias de Verão, que agora se iniciam.

Os Jogos Desportivos de Viseu 2.0 iniciam com a abertura oficial no dia 17 de Junho, pelas 17H30, no Parque Aquilino Ribeiro, e encerram no dia 30 de Julho, em local a indicar posteriormente.

A Comissão Organizadora dos Jogos Desportivos é presidida pela Câmara Municipal e integra as Entidades Coordenadoras de cada modalidade que se associaram. Esta estrutura tem como principais competências o apoio no planeamento, monitorização e avaliação, assim como na organização, divulgação e acompanhamento das modalidades e actividades integradas na edição de 2023.

As ECM contam com a participação de representantes das principais associações e clubes da cidade, além de um elemento da Divisão de Desporto, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Viseu.

Na retoma dos Jogos Desportivos a Viseu, a Câmara Municipal decidiu criar uma Comissão para a Promoção da Ética Desportiva. Integrada por Vítor Santos, Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), por Tadeu Celestino, Embaixador do PNED, e por um elemento da Divisão de Desporto, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Viseu, esta Comissão estabeleceu princípios a prever nos Regulamentos Específicos de cada Modalidade.

Além disso, através da constituição deste organismo, foi criado um documento técnico com princípios e estratégias de defesa e promoção da Ética Desportiva e combate à violência, racismo e xenofobia nos Jogos Desportivos de Viseu 2.0 (disponível em www.cm-viseu.pt), assim como assegurado o devido apoio técnico às ECM, no sentido de serem criadas estratégias promotoras da Ética Desportiva durante o desenvolvimento de todo o projecto.

Simultaneamente, pretende-se também que esta edição dos Jogos Desportivos de Viseu 2.0 possam assumir-se como uma boa prática na organização de projectos desportivos municipais e influenciar a prática assumida pelos concelhos vizinhos, com especial interesse nos territórios que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.