XXV Feira de caça, pesca, turismo e natureza volta a ser um sucesso
Chegou ao fim mais uma edição da Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza, que este ano celebrou as bodas de prata em Albufeira, num novo espaço, na zona poente da Marina, onde habitualmente se realiza a Feira Quinzenal. O certame, que decorreu de 7 a 9 de Julho, contou com 200 expositores e recebeu mais de 40 mil visitantes. Houve actividades para todos os gostos: exposição de animais, produtos e artefactos ligados à caça e à pesca, gastronomia, artesanato, demonstrações cinotécnicas, eventos equestres, concursos, exposições de máquinas agrícolas, um colóquio sobre Gestão Cinegética e as Alterações Climáticas, concertos com artistas locais e grandes nomes da música nacional, com destaque para os concertos dos D.A.M.A., Miguel Gameiro e Polo Norte e, no último dia, para o duo NÉMANUS, artistas que encheram o recinto de boa disposição e muitos aplausos. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinhou que, uma vez mais, o evento superou todas as expectativas.
José Carlos Rolo sublinhou que a XXV edição da Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo em Albufeira, voltou a ser um êxito, tendo contado com a presença de mais de 40 mil visitantes ao longo dos três dias do certame. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, frisou que “para o efeito concorreu a relocalização do evento, num terreno muito mais amplo, que permitiu aumentar o tamanho dos stands”, com destaque para o Salão de Exposições, onde os visitantes puderam apreciar produtos e artefactos ligados à caça, à pesca, turismo e natureza, produtos da terra, máquinas agrícolas, gastronomia, exposição de animais e aves exóticas, bem como para “a qualidade das actividades envolvidas e do programa de animação, que para além de trazer a Albufeira os melhores músicos do panorama artístico nacional deu oportunidade a vários artistas locais de mostrarem o seu trabalho perante milhares de visitantes”.
O autarca referiu que este novo espaço é bastante melhor do que o anterior, onde se realizou a Feira no ano passado, “o nosso objectivo é melhorar sempre o que está bem, porque pensamos ser sempre possível fazer melhor! Foi isso precisamente o que aconteceu aqui”. O presidente destacou, igualmente, a apresentação do Stand do Município, um espaço expositivo de 400 metros quadrados, dividido em dois pisos: o primeiro inteiramente dedicado a mostrar a residentes e turistas iniciativas, obras, projectos e eventos relevantes desenvolvidos pela autarquia, enquanto o piso superior é ocupado por uma área lounge, destinada a receber os visitantes. Trata-se de um stand móvel, que tem a vantagem de futuramente poder ter outras utilizações.
José Carlos Rolo fez questão de realçar que “Albufeira não é um destino unicamente de sol e de praia, temos um interior muito rico sob o ponto de vista geológico, natural, paisagístico e das tradições que é importante preservar e divulgar. O Município integra o projecto de implementação de um geoparque no interior dos concelhos de Albufeira, Loulé e Silves, o chamado aspirante Geoparque Algarvensis, uma área territorial com um património geológico de grande relevo, candidato a Geoparque da UNESCO”. Refira-se que o projecto alia o desenvolvimento do interior algarvio através da promoção de actividades de geoturismo com a geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental que são uma mais-valia para o concelho e para as populações locais, refere, realçando que a Feira de Caça e Pesca é uma forma de aproximação do mundo rural ao litoral do concelho. “No fundo, eventos como este são uma espécie de simbiose entre o mundo rural e o litoral, sendo que tudo isto fica sob o chapéu do turismo”, concluiu.
Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve, por sua vez, “afirmou que a edição deste ano da Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza é a maior de sempre: 2000 metros quadrados só para a tenda de exposições e a participação de 200 expositores”. O responsável da Federação destacou que a organização de um evento com estas dimensões só é possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do seu presidente, bem como da equipa extremamente profissional do Município. Vítor Palmilha terminou referindo: “gostaria que continuássemos a organizar o evento neste espaço maravilhoso”.
A Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza foi organizada em parceria pela Federação de Caçadores do Algarve, Câmara Municipal de Albufeira e Marina de Albufeira. O evento contou, ainda, com a colaboração da Região de Turismo do Algarve, Agência de Promoção de Albufeira (APAL) e Crédito Agrícola de Albufeira.