6ª edição do festim de leituras "Esta noite grita-se"

6ª edição do festim de leituras "Esta noite grita-se"
Fotografia: D.R.

Realiza-se de 14 de outubro a 4 de dezembro de 2022 a 6ª temporada do Esta noite grita-se, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, assim como a 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Do elenco fazem parte nomes como André Gago, Cucha Carvalheiro, João Pedro Mamede, Sandra Faleiro, João Vicente, Nádia Yracema, Bruno Soares Nogueira, Luciana Ribeiro, Marta Taborda, Rita Rocha Silva, Rafael Gomes, Miguel Maia e Filipe Abreu, entre outros. 

Sob direção artística de Miguel Maia e Filipe Abreu, a 6ª edição desta iniciativa da Companhia da Cepa Torta, apresenta um total de 5 textos em diferentes espaços da cidade de Lisboa, como o Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional D. Maria II e as Bibliotecas Municipais Palácio das Galveias, Marvila e Alcântara.

As leituras de textos dramáticos começam nas Bibliotecas Municipais no dia 14 de outubro com o texto As Presidentes de Werner Schwab, uma sátira à vida e ao esquecimento que questiona o status quo e o mundo contemporâneo, através das conversas só aparentemente triviais de três mulheres de meia idade.

Segue-se, a partir de 28 de outubro, a leitura do texto Noite de Reis de William Shakespeare, um elogio ao amor melodramático, que nos leva por uma série de episódios assentes em dualidades como tragédia/ comédia, amor/ desamor, poder feminino/ fúria masculina. Esta leitura é realizada pela estrutura convidada, Filho do Meio, sob a direção artística de Luís Moreira.

Este ano vai realizar-se nos dias 29 e 30 de outubro na Biblioteca de Marvila, uma Oficina de Leitura de Textos de Teatro dirigida a jovens, que tenham vontade de descobrir o mundo existente detrás dos textos, com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos.

No Centro Cultural de Belém (Sala de Leitura) nos dias 11, 12 e 13 de novembro, realiza-se a leitura do tríptico Striptease, Sonho com Revólver, O Amor é um Atirador Furtivo da autora Lola Arias. Inicialmente escritas como peças separadas, tornaram-se um tríptico por opção da autora, que as rescreveu como “um estudo do amor em três partes”. São três peças em que as ausências assumem um lugar de relevância e em que o ambiente melancólico que as envolve ganha um grande protagonismo.

Já nos dias 25, 26 e 27 de novembro vai ler-se a obra Búfalo Americano uma das primeiras peças de David Mamet, e também uma das mais emblemáticas, considerada inovadora especialmente na forma como os diálogos são construídos e como a ação se desenrola. 

O 2ª Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, para a promoção e divulgação da criação de textos de teatro por autoras que se identificam com o género feminino, vai ser atribuído no dia 3 de dezembro  no Teatro Nacional D. Maria II. Este ano, o painel de júri é constituído por Joana Craveiro, Patrícia Portela e Francisco Frazão. Este prémio tem o valor pecuniário de 750 € e inclui o lançamento do livro com a obra vencedora e a leitura do texto. No dia 4 de dezembro repete-se a leitura, que contará com intérpretes do elenco do Teatro Nacional.

Lara Mesquita foi a vencedora da primeira edição deste prémio, em 2021, com a peça Sempre que Acordo.

Com autores que vão desde o final do séc. XVI até à contemporaneidade, num conjunto eclético de temas e estilos, o Esta noite grita-se celebra o texto teatral, com apresentações conduzidas por uma direção artística que acompanha um vasto conjunto de atores e onde a relação com o espetador é informal e íntima, e pretende acima de tudo cativar e emocionar, tentando aliviar a carga erudita normalmente atribuída ao texto dramático.

As leituras não obedecem ao cânone: há um actor que lê as didascálias, os textos são lidos quase sempre na íntegra e todo o processo de ensaios leva a momentos dotados de um fulgor e exuberância invulgares, apesar do despojamento do dispositivo cénico e da relação íntima e informal estabelecida com o público.

CALENDÁRIO

 

14 outubro, 21h - Palácio das Galveias + 15 outubro, 19h - Biblioteca de Alcântara + 16 outubro, 16h - Biblioteca de Marvila

Leitura de As Presidentes de Werner Schwab

 

28 outubro, 21h - Palácio das Galveias + 29 outubro, 19h - Biblioteca de Alcântara + 30 outubro, 16h - Biblioteca de Marvila

Leitura de Noite de Reis de William Shakespeare realizada pela estrutura convidada, Filho do Meio, sob a direção artística de Luís Moreira

 

29 e 30 outubro, das 10h às 13h - Biblioteca de Marvila

Oficina de Leitura de Textos de Teatro dirigida a Jovens com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos que tenham vontade de descobrir o mundo existente detrás dos textos 

 

11 novembro, 21h + 12 e 13 novembro, 19h - Centro Cultural de Belém (Sala de Leitura)

Leitura do tríptico Striptease, Sonho com Revólver, O Amor é um Atirador Furtivo de Lola Arias

 

25 novembro, 21h + 26 e 27 novembro, 19h - Centro Cultural de Belém (Sala de Leitura)

Leitura de Búfalo Americano de David Mamet

 

3 de dezembro,19h - Teatro Nacional Dona Maria II (Salão Nobre Ageas)

Entrega do Prémio e Lançamento do Livro

 

3 e 4 dezembro, 19h - Teatro Nacional Dona Maria II (Salão Nobre Ageas)

Leitura do texto premiado