A Escola da Noite e Cendrev repõem em Coimbra espectáculo emblemático

A Escola da Noite e Cendrev repõem em Coimbra espectáculo emblemático
Fotografia: D.R.

A Escola da Noite o Cendrev abrem o ano do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, com uma nova temporada de “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente. O programa inclui sessões para o público escolar e para o público em geral e uma acção de formação para professores/as dirigida por José Bernardes.

A programação de Janeiro do TCSB inclui ainda os espectáculos “Jeremias Peixinho”, do Cendrev, com encenação de José Caldas, e “Espécies Lázaro”, do Art'Imagem, com texto e encenação da dramaturga galega Vanesa Sotelo.

Os Sábados para a Infância, o Clube de Leitura Teatral e as audições do novo projecto RAMPA.0 completam as propostas do Teatro neste primeiro mês de 2023.

EMBARCAÇÃO DO INFERNO
Com encenação de António Augusto Barros e José Russo, “Embarcação do Inferno” é uma co-produção d'A Escola da Noite com o Cendrev, duas companhias que assumem a obra de Gil Vicente como marca incontornável dos respectivos percursos e que partilham o gosto por trabalharem sempre o texto original, ainda que através de abordagens cénicas contemporâneas.

O espectáculo estreou em Évora no final de 2016, no âmbito das comemorações dos 500 anos da primeira apresentação e da primeira publicação do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”. Desde então, tem cumprido uma intensa digressão por todo o país (16 localidades, 185 sessões, mais de 18 mil espectadores).

A nova temporada em Coimbra, no TCSB, prevê nove sessões para o público escolar (9 a 13 de Janeiro) e uma sessão para o público em geral, a 14 de Janeiro, sábado, pelas 21h30.

SESSÃO ESPECIAL E PALESTRA COM JOSÉ BERNARDES
Em parceria com o Nova Ágora – Centro de Formação de Professores de Associação de Escolas e com o Projecto Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, e a propósito da nova temporada em Coimbra de “Embarcação do Inferno”, A Escola da Noite organiza na tarde do dia 11 de Janeiro (quarta-feira, 15h00), uma sessão especial do espectáculo, particularmente dirigida a professores/as do ensino básico e do ensino secundário, mas aberta ao público em geral. Após a apresentação, o professor da Universidade de Coimbra José Bernardes, consultor científico do projecto, profere uma palestra sobre o mais conhecido texto de Gil Vicente e dinamiza um debate com a assistência e com a equipa artística do espectáculo.

A iniciativa é acreditada como Acção de Formação de Curta Duração. Para obterem o respectivo certificado, os/as docentes interessados devem efectuar a sua inscrição através da página do Nova Ágora. O público em geral pode efectuar a sua reserva através dos contactos habituais do Teatro.

SÁBADOS PARA A INFÂNCIA
Está já disponível no blogue da companhia a programação de Janeiro a Março de 2023 dos Sábados para a Infância no TCSB.

O ano começa com a oficina “Almofadando”, de Ana Biscaia, inspirada pelo “Primeiro livro de poesia”, de Sophia de Mello Breyner Andresen: ilustradora e participantes vão pintar novas almofadas para as sessões de histórias da Livraria do Teatro. Pensada para crianças a partir dos seis anos, a oficina acontece já no próximo sábado, 7 de Janeiro, entre as 10h30 e as 13h00. A inscrição custa 10 Euros.

Até ao final do mês, as manhãs de Sábado incluem uma nova sessão de Flores de Livro, com Cláudia Sousa, para maiores de 3 anos (dia 14, às 11h00), o espectáculo de teatro “Jeremias Peixinho”, do Cendrev, com encenação de José Caldas (dia 21, às 11h00) e a oficina de trava-línguas, concebida e dirigida pela cantora Catarina Moura (dia 28, às 11h00).

Ainda no âmbito dos Sábados para a Infância, o irreverente “Guarda Chaves” inicia a 8 de Janeiro o seu périplo pela cidade, com uma visita guiada (já esgotada) ao Seminário Maior. Para os meses seguintes, estão agendadas visitas ao Pátio da Inquisição (5 de Fevereiro) e ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (5 de Março). As visitas, co-produzidas com a Blue House, têm lugar sempre às 11h00 e são gratuitas, mas sujeitas a um número limitado de inscrições. Por esta razão, é fundamental efectuar a reserva antecipada de lugar, pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

O CLUBE DE LEITURA VAI À ESCOLA
Prossegue em 2023 a oitava temporada do Clube de Leitura Teatral, iniciativa que A Escola da Noite co-organiza com o Teatro Académico de Gil Vicente. Em Janeiro terá lugar uma sessão especial, realizada em moldes diferentes do habitual. Numa parceria com a Escola Secundária Dom Dinis no âmbito do Plano Nacional das Artes, a leitura decorre neste estabelecimento de ensino, com a participação da respectiva comunidade educativa. A sessão é no dia 10 de Janeiro, terça-feira, entre as 15h00 e as 18h00. É dirigida pelo actor, encenador e dramaturgo Ricardo Correia, que escolheu o texto “Cartas da Guerra (61-74)”, de sua autoria. Como habitualmente, quer a participação como leitor/a (mediante inscrição prévia através do e-mail clube.leitura.teatral@gmail.com) quer a assistência à leitura são gratuitas.

ESPÉCIES LÁZARO, DE VANESA SOTELO
No dia 28 de Janeiro, sábado, pelas 21h30, A Escola da Noite acolhe pela primeira vez no TCSB o grupo Art'Imagem, com o espectáculo “Espécies Lázaro”, escrito e encenado pela dramaturga galega Vanesa Sotelo. O espectáculo recorda uma personagem histórica – Isabel Barreto, nascida em Lima, Peru, no século XVI, considerada a primeira almirante da história da navegação –, cruzando esse tempo com a actualidade e com os efeitos da pandemia. Na Galiza dos nossos dias, a tripulação de um navio oceanográfico confronta-se com uma doença inesperada. Após várias semanas de convivência, os elementos do grupo começam a evidenciar os seus preconceitos e a ficar emocionalmente instáveis, devido ao fenómeno de “anteparite”, uma síndrome que pode afectar as pessoas confinadas num mesmo lugar por muito tempo.

Estreado em Junho de 2021, “Espécies Lázaro” conta com a tradução de Diana Vasconcelos, a interpretação de Flávio Hamilton, Pedro Carvalho e Davide González, o desenho de luz de André Rabaça e música e sonoplastia de Davide González.

RAMPA.0
A Escola da Noite participa na organização de um novo projecto de criação e de formação artísticas para jovens intérpretes na área da dança, em conjunto com o Convento São Francisco (CSF), o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e o Teatrão e em articulação com as escolas de dança do concelho de Coimbra.

O projecto chama-se RAMPA.0 e integra uma colaboração mais vasta das quatro estruturas de programação cultural da cidade, que inclui o Festival Abril Dança em Coimbra, sobre o qual haverá mais novidades em breve.

A primeira edição do RAMPA.0 tem como destinatários/as jovens entre os 15 e os 25 anos e será dirigida pelos coreógrafos Rui Horta e Miguel Oliveira, culminando com a apresentação de um espectáculo no Convento de São Francisco. Os/as interessados/as podem inscrever-se até 18 de Janeiro de 2023 para participar na audição marcada para 21 de Janeiro, às 10h00, no CSF.

O NOVO “MEIO BILHETE”
Tendo em vista simplificar o preçário base dos espectáculos apresentados no TCSB, A Escola da Noite inicia em Janeiro de 2023 um novo modelo de descontos. Sobre o preço normal definido para cada espectáculo (normalmente, 10 Euros) é aplicado um desconto de 50% - o “meio bilhete” - para todos os tipos de desconto que são praticados: estudantes (de qualquer idade); jovens (menores de 30 anos); seniores (maiores de 65 anos); desempregados/as; profissionais e amadores/as de artes de espectáculo; entidades protocoladas com o TCSB; quintas no teatro (quando os espectáculos são à quinta-feira, todos/as os/as espectadores/as beneficiam do “meio bilhete”).

Continuam disponíveis, sem qualquer alteração de preço, as assinaturas TCSB, nas suas duas modalidades: 5 entradas (30 Euros); 10+1 entradas (50 Euros). Estas assinaturas, que podem ser adquiridas no Teatro a qualquer altura momento, têm a validade de 12 meses após a compra e tanto podem ser usadas pela mesma pessoa em diferentes espectáculos como por diferentes pessoas numa mesma sessão (funcionando assim como “bilhetes de grupo” ou “de família”).