“A história secreta de Amália”, de Miguel Carvalho, vence a 23.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, na modalidade de Jornalismo

“A história secreta de Amália”, de Miguel Carvalho, vence a 23.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, na modalidade de Jornalismo
“A história secreta de Amália”, da autoria do jornalista Miguel Bruno Martins Carvalho, é a obra vencedora da 23.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano na modalidade de Jornalismo.
 
A entrega do prémio, no valor de cinco mil euros, terá lugar no próximo dia 10 de Dezembro (quinta-feira), pelas 18h30, no Auditório Rogério Rodrigues, da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
 
O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objectivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa. A condecoração destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.
 
Este ano, o júri do concurso, constituído por Joana Bastos, representante da Câmara Municipal da Amadora, Tiago Torres da Silva, representante da Sociedade Portuguesa de Autores e Sofia Branco, representante do Sindicato dos Jornalistas, elogiou a qualidade dos trabalhos a concurso e deliberou ainda atribuir a Menção Honrosa à obra concorrente “Português sem país, o filho de Alfama nascido na selva”, da autoria do jornalista Nuno Miguel Guedes.