A Miragem - arte cinemática na paisagem
A Miragem - arte cinemática na paisagem, agora na sua 3ª edição, acontecerá entre 3 e 10 de setembro de 2022, em vários locais da ilha do Pico. A mostra compreende projeções de filmes numa tela instalada em distintas paisagens da ilha, ao ar livre, bem como um conjunto de oficinas criativas.
O programa proposto pela Miragem nesta edição procura centrar-se em questões levantadas pelo som quando em relação à imagem em movimento, bem como à musicologia neste mesmo contexto.
Para consulta do programa completo e inscrições nas oficinas visitem miragemfilm.com ou a página de instagram @miragemfilm.
A Miragem é um projeto inter-municipal que conta com o apoio do Município das Lajes, bem como o apoio da DGArtes e do Governo Regional dos Açores.
Na oficina criativa Todas as células da terra e do corpo vibram, a acontecer entre 3 e 7 de setembro, a proposta passa por explorar e capturar a paisagem sonora da ilha do Pico. Esta oficina permite aprender técnicas de gravação sonora e ficar familiarizado com a projeção de imagem em película de 16mm.
A oficina será pensada e orientada por Helena Girón e Samuel M. Delgado, é de participação gratuita e não exige conhecimento prévio sobre as matérias a explorar. As sessões de trabalho acontecem entre as 14:30 e as 17:30, tendo como ponto de encontro o Museu dos Baleeiros e com passagem por outros locais da ilha do Pico para fazer as gravações de campo.
A atividade tem um limite de 12 participantes e para fazer inscrição pedimos que seja enviado um e-mail para miragemfilm@gmail.com com uma breve nota de apresentação e contato telefónico. O resultado final desta oficina será apresentado de forma coletiva no dia 7 de setembro, no contexto da programação da Miragem.
Para mais informações sobre esta oficina e o restante programa da Miragem - arte cinemática na paisagem visitem miragemfilm.com
O Município das Lajes do Pico vem convidar à participação na sessão da Miragem no lugar da Silveira, freguesia das Lajes do Pico, a decorrer no próximo dia 6 de setembro, pelas 21:30, na zona da mata da Fonte.
Esta noite da mostra conta com exibições dos filmes "A casa, a verdadeira e a seguinte, ainda está por fazer", de Sílvia das Fadas; "Qué es para usted la poesía?" de Cecilia Vicuña e "Ty Ty - Memórias de Beija Flor", de Denilson Baniwa.
A participação nestas atividades é gratuita e livre de inscrição e convidamos todos os munícipes a juntarem-se nesta mostra de arte cinemática, com a tela instalada nas paisagens naturais da nossa ilha.
No dia 10 de setembro, a sessão da Miragem decorrerá na zona da Maré das Lajes, pelas 20:30.
Esta noite da mostra inicia-se com a apresentação pública do trabalho elaborado na oficina criativa "Moldar o Eco", mediada pelo músico e compositor João Polido e com colaboração de jovens músicos das filarmónicas locais, em parceria com a Escola Municipal de Música das Lajes. De seguida, será exibido o filme "Polifonias - Paci è Saluta, Michel Giacometti", de Pierre-Marie Goulet.
A participação nestas atividades é gratuita e livre de inscrição e convidamos todos os munícipes a juntarem-se nesta mostra de arte cinemática, com a tela instalada nas paisagens naturais da nossa ilha.