A Voz Humana do Teatro-Cine de Torres Vedras | Programação de Abril a Junho

A Voz Humana do Teatro-Cine de Torres Vedras | Programação de Abril a Junho
Foto: DR
A Voz Humana do Teatro-Cine de Torres Vedras | Programação de Abril a Junho

A VOZ HUMANA DO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS | PROGRAMAÇÃO DE ABRIL A JUNHO

 

"Abril inicia um trimestre dedicado à Voz Humana, no Teatro-Cine de Torres Vedras. No mês em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Teatro-Cine quer reconhecer e homenagear a voz que Abril nos deu. É, por isso, um trimestre dedicado à voz como ferramenta de intervenção social. Para isso, o Teatro-Cine promove na sua programação momentos em que nos lembramos da possibilidade de ser, cada um de nós e com os outros, um construtor do mundo. O teatro divide a sua intervenção em três linhas de programação:

 

1. "Cultivar o Jardim" é uma oportunidade de encontro com o público sem o compromisso de um espectáculo, na expectativa de que a vida deste teatro seja feita, cada vez mais, em conjunto com comunidade que serve. Nesta linha de programação, integramos o ciclo de conversas que procuram responder à pergunta “Que coisa são as nuvens?” sob diferentes pontos de vista temáticos. Ainda na mesma linha de programação, A Bolha - Teatro com Marionetas apresenta as duas últimas lições da sua “Escola da Manipulação” (que também terá um podcast disponível nas plataformas do Teatro-Cine). Neste trimestre, o “Eixo Diagonal” continua a criar lastro nas freguesias de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo e São Pedro da Cadeira. Em diálogo com a Sociedade Filarmónica Ermegeirense e com a Associação Crivo, o Teatro-Cine deseja activar pólos artísticos que permitam, nestes territórios, um trabalho de continuidade na cultura e sedimentação das artes e da fruição cultural. É neste trimestre, também, que iniciamos um momento de pensamento sobre programação com o público, com o projecto “Visionários”. São momentos com regularidade mensal em que a direcção artística do Teatro-Cine pensa em relação com o público o gesto de programar com a cidade, na espera de que estas conversas tenham consequência produtiva nas escolhas que o Teatro-Cine faz, bem como um impacto positivo no horizonte de expectativas das comunidades que serve.

 

2. A Programação Digital aparece na vida do Teatro-Cine por se reconhecer que há muita gente em movimento no território, que não consegue ter disponibilidade para vir ao teatro. É uma forma de ter o teatro sempre consigo. Procuramos ir ao encontro de todas as pessoas que passam algum tempo do seu dia a viajar com um conjunto de podcasts. O Teatro-Cine tem, desde 2023, um podcast da Direcção Artística, e iniciou já no primeiro trimestre de 2024 o podcast “Escola da Manipulação”. Neste trimestre, estreia ainda o podcast “Rádio Existência”, que terá uma sessão ao vivo para depois ficar disponível para escuta autónoma.

 

3. Na Programação Geral, continuamos a prestar atenção à voz. Acolhemos um conjunto de espectáculos que a celebram na sua diversidade. Destacamos Bantu, de Victor Hugo Pontes; Antigonick, de Anne Carson, a partir do mito de Antígona, pelo Teatro da Rainha; O Tamanho das Coisas, da companhia Terra Amarela; Terminal, da Formiga Atómica; e Aurora Negra, do colectivo com o mesmo nome. Será, também, altura para dar continuidade às sessões de escuta no teatro - momentos em que o público vem para o teatro para ouvir. Este trimestre escutaremos Alex Cassal e Gaya de Medeiros, o projecto de jornalismo independente FUMAÇA, com a série Desassossego, e o Clube dos Poetas Vivos, integrado em mais uma edição do Odisseia Nacional, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II.

 

Neste trimestre, a voz de boas-vindas ao teatro muda: será rotativa. Convidámos 13 pessoas de todo o território, uma por freguesia, a emprestar a sua voz ao teatro. Quando cá voltarem, podem tentar reconhecer a voz que vos dá as boas-vindas. Provavelmente tê-la-ão escutado noutros lugares - na vida que se faz no lá fora."

Guilherme Gomes
Director Artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras

 

Toda a programação do Teatro-Cine AQUI.