Albufeira em terceiro lugar no Ranking dos Municípios com Maior Independência Financeira
ALBUFEIRA EM TERCEIRO LUGAR NO RANKING DOS MUNICÍPIOS COM MAIOR INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
Já saíram os resultados da análise económica e financeira das contas dos 308 municípios no ano de 2022, publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Albufeira é o terceiro Município do país de media dimensão na lista dos 100 melhores classificados e pontua-se igualmente em terceiro lugar no ranking global dos municípios com maior independência financeira em 2022, com 84,6%, o que “revela o bom caminho da nossa gestão, à frente dos destinos de Albufeira”, segundo José Carlos Rolo.
Albufeira pontua-se em terceiro lugar no ranking global dos municípios com maior independência financeira em 2022, com 84,6%, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado esta semana. Globalmente, Albufeira é também o terceiro Município do país de media dimensão na lista dos 100 melhores classificados. Importa ainda a referir que o Município situa-se em segundo lugar no índice da maior diferença positiva entre o Grau de execução de receita liquidada e o Grau de execução da despesa comprometida. De resto, Albufeira está ainda no ranking dos 20 municípios com melhor grau de cobertura de despesas (5.ª posição - 69,6%), com maior grau de execução do saldo efectivo, na óptica dos compromissos (6.ª posição - 31,0%) e melhor índice de impostos por habitante (pontuação de 195, correspondendo à 6.ª posição nacional). Dos vinte e um municípios que apresentaram aumento de investimento total, directo e indirecto, superior a 50%, no último mandato, Albufeira consta dos sete que apresentaram uma taxa de crescimento de investimento superior a +100% (+157,6%, +46,1 milhões de euros).
Para José Carlos Rolo “a performance financeira de Albufeira apresentada neste Anuário traduz o esforço deste Município na superação das inúmeras dificuldades que tem vivenciado e da sua grande capacidade de equilíbrio”. O autarca mostra-se satisfeito pelo facto do Município ocupar a terceira posição dos municípios com maior independência financeira do país, o que “revela o bom caminho da nossa gestão, à frente dos destinos de Albufeira”.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios, de 137 empresas municipais e dos 24 serviços municipalizados, relativas ao exercício económico de 2022. Na sua 19.ª edição, o documento, coordenado pela professora Maria José Fernandes, conta ainda com o contributo dos investigadores Pedro Camões e Susana Jorge. O estudo, da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, tem, um ano mais, o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas e tem-se assumido como uma referência incontornável no panorama autárquico nacional.