Antologia de Teatro Galego Contemporâneo

Antologia de Teatro Galego Contemporâneo
Fotografia: D.R.

A Cena Lusófona apresenta nas próximas semanas, em Ourense, Vigo, Lugo e Santiago de Compostela, a Antologia de Teatro Galego Contemporâneo (edição bilingue), recentemente editada. Publicada em dois volumes e numa edição bilingue (em Português e em Galego), a Antologia reúne 12 obras de outros/as tantos/as autores/as e um ensaio introdutório assinado pela investigadora e professora universitária Dolores Vilavedra.

A obra agora publicada, dividida em dois volumes que podem ser adquiridos separadamente, tem um total de 1.900 páginas e inclui as obras “Um hotel de primeira sobre o rio”, de Xohana Torres, “O aniversário. Cerimónia de prantos e soluços”, de Euloxio R. Ruibal, “Dias sem glória”, de Roberto Vidal Bolaño, “Quando chega dezembro”, de Manuel Lourenzo, “As certezas de Ofélia”, de Luísa Villalta, “Lugar”, de Raúl Dans, “Footing”, de Gustavo Pernas Cora, “As do Peixe”, de Cándido Pazó, “Judite”, de Marcos Abalde Covelo, “Pó e Batom”, de Esther F. Carrodeguas, “Nome: Bonita”, de Vanesa Sotelo, e “Às sete da tarde, quando morrem as mães”, de AveLina Pérez. A escolha, que cobre um período temporal entre meados do século XX e os dias de hoje, foi assessorada por três especialistas no teatro galego: as investigadoras e professoras universitárias Dolores Vilavedra e Inma López Silva e a encenadora Ánxeles Cuña Bóveda. As traduções do Galego para Português foram realizadas por Sofia Lobo e Zé Paredes. O desenho gráfico está a cargo da designer Ana Simões, da empresa FBA.

A publicação do livro, há muito desejada pela Cena Lusófona, conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes (no âmbito do programa de apoio a projectos – edição / 2020), da Câmara Municipal de Coimbra, do Ministério da Cultura e Desportos do Governo de Espanha, da Deputación da Corunha, da Deputación de Lugo, da Xunta de Galicia, do Consello da Cultura Galega e da Associação Dramaturga.

Os dois volumes desta Antologia são os décimo e décimo-primeiro números da colecção de teatro de língua portuguesa “Cena Lusófona”, que inclui já obras de autoras e autores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A inclusão do teatro galego nesta colecção insere-se no reforço dos laços de intercâmbio entre a Galiza e os países da CPLP que a Cena Lusófona vem promovendo, em diversos domínios, há quase duas décadas

Neste momento estão agendadas quatro sessões de apresentação na Galiza: Ourense (dia 18 de Outubro, 18h30, no Centro Cultural Marcos Valcárcel, no âmbito do FITO – Festival Internacional de Teatro de Ourense); Vigo (dia 19 de Outubro, 18h00, no Centro Cultural Português em Vigo); Lugo (dia 20 de Outubro, 20h00, na sala de exposições do edifício da Deputación de Lugo); Santiago de Compostela (25 de Outubro, 20h00, no Salón Teatro). Está ainda prevista uma sessão de apresentação na Corunha, co-organizada pela Universidade da Corunha e pela Deputación da Corunha, em data e hora a confirmar.

TEATRO | APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Antologia de Teatro Galego Contemporâneo

(edição bilingue – Galego e Português, dois volumes)

 

Ourense, Centro Cultural Marcos Valcárcel

18 de Outubro de 2022

terça-feira, 18h30

entrada gratuita

 

Vigo, Centro Cultural Português em Vigo

19 de Outubro de 2022

quarta-feira, 18h00

entrada gratuita

 

Lugo, Sala de Exposições da Deputación de Lugo

20 de Outubro de 2022

quinta-feira, 20h00

entrada gratuita

 

Santiago de Compostela, Salón Teatro

25 de Outubro de 2022

terça-feira, 20h00

entrada gratuita