Município de Barcelos assinala Dia Internacional do Artesão
O Município de Barcelos vai assinalar, no próximo dia 19 Março, o Dia Internacional do Artesão. Para o efeito, o Pelouro do Turismo e Artesanato do Município organizou um conjunto de iniciativas que têm como objectivo reconhecer a profissão e valorizar o legado que se passa entre gerações: o Artesanato.
Assim, no próximo sábado, dia 19, às 10h00, na Biblioteca Municipal, há uma mesa-redonda subordinada ao tema “O futuro do artesanato na óptica do artesão”, no decorrer da qual os artesãos barcelenses terão a oportunidade de partilhar a sua experiência de vida e fornecer informação relevante sobre a actividade artesanal, e as novas dinâmicas e potencialidades para o sector artesanal, ao nível da internacionalização e do turismo.
No mesmo dia, pelas 14h30, avança a “Visita teatralizada pelo Mundo Maravilhoso do Figurado de Barcelos”, actividade que faz parte do programa anual “Touring Barcelos”, e que se encontra inserida nas acções de promoção do turismo criativo. Nesta iniciativa, fazem-se visitas a algumas das "estatuetas" do 'Mundo Maravilhoso do Figurado', que se encontram espalhadas um pouco por toda a cidade, e que representam a criatividade e o legado dos mestres artesãos da região oleira de Barcelos. Esta acção conta com a teatralização de alguns dos seus pontos pela “Via3 – Companhia de Teatro de Viatodos”, que desta forma animará e dará uma visão diferente aos participantes, sobre as peças e os respectivos criadores. Paralelamente, às 15h00, inicia no Largo da Porta Nova o workshop “Sete artes para experienciar”, no qual se poderá observar os artesãos das áreas de olaria, figurado, cestaria, madeira, tecelagem, pasta de papel (contemporâneo) e ferro a trabalhar ao vivo.
O dia termina com o espectáculo musical “Media Arts”, por Frederico Dinis, a ter lugar às 21h00, no Museu de Olaria.
Com esta iniciativa, o Município pretende não só assinalar a importância do artesão no contexto das artes e ofícios barcelenses, mas também recordar que Barcelos é a única cidade portuguesa que integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área do Artesanato e Artes Populares.