Apresentação do Cartaz das Festas da Praia da Vitória 2023
As Festas da Praia da Vitória decorrem de 04 a 13 de Agosto, sob o tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, confirmou, esta sexta-feira, dia 19, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Vânia Ferreira, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação das festas maiores do Concelho, que decorreu no edifício da Presidência, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, explicou que o modelo do certame se mantém, com uma aposta forte nos artistas locais.
“As Festas da Praia da Vitória são um motor económico e social desta cidade e deste Concelho. Apesar das circunstâncias, era impensável não as realizarmos, até pelo contributo real que elas geram para a nossa economia. Mantemos o modelo, reforçamos a gestão rigorosa e pormenorizada das contas, reforçamos os meios e estratégias de geração de receitas e apostamos fortemente nos artistas locais”, explicou a autarca praiense.
“Em termos orçamentais, as Festas da Praia 2023 têm um orçamento global de 462 mil euros, em que a comparticipação da Autarquia ascende a 257 mil euros. O restante valor decorre de receitas publicitárias geradas pela Festa, a angariar pela Cooperativa Praia Cultural. O valor que a Autarquia agrega à Festa é um investimento, pelo efeito gerador de riqueza que tem na cidade e no Concelho quer durante os dias das festividades quer nos dias que a antecedem e sucedem. É preciso não esquecer que as Festas da Praia da Vitória são o nosso maior cartaz turístico “, adiantou a edil praiense.
A informação foi complementada pela vereadora Paula Sousa, presidente da Cooperativa Praia Cultural que volta a assumir a programação e gestão logística das Festas: “Há a preocupação de integrar no programa grupos que não participaram em anos anteriores. Queremos que as festas sejam dinamizadas pelos nossos grupos. Teremos um programa rico, mas adequado à realidade que atravessamos”, explicou.
A responsável municipal confirmou ainda que já estão fechadas as datas dos principais eventos do programa: abertura da Feira de Gastronomia a 04 de Agosto; desfile de Abertura, a 05; tourada de praça no dia 07 (com organização da tertúlia Tauromáquica Praiense); e desfile infantil no dia 10.
“Ainda não temos o programa fechado, mas já estão certas estas datas. Nas próximas semanas, iremos revelando mais pormenores da Festa”, adianta Paula Sousa.
“No caso da Feira de Gastronomia, que se manterá a cargo da Escola Profissional da Praia da Vitória, já temos confirmadas as presenças dos restaurantes O Típico (Mealhada), Tasca Algarvia (Algarve), Cufra (/Porto), Do Dia para a Noite, Carne Arouquesa, O Académico e a Tasca do Ramo Grande. Nas charcutarias, marcam presença a DAMAR, da Serra da Estrela, a Bísaro, de Trás-os-Montes, e a Marquês, do Alentejo. O Capote, a Amêndoa Doce e as Queijadinhas d’Anita serão as pastelarias presentes no espaço da Feira de Gastronomia, que decorrerá nos mesmos moldes dos anos anteriores”, adiantou.
Paula Sousa indicou ainda que o programa contará com a Feira do Artesanato, “evento importante nas Festas, onde, para este ano, ocorreu uma adesão muito significativa de artesãos”.
Confirmou ainda a manutenção da área de tasquinhas na Zona Verde, dado “o sucesso do ano transacto”, tendo a Autarquia investido este ano no reforço das infra-estruturas de apoio.
Quanto à temática da edição deste ano, que dará mote ao Cortejo de Abertura, a coordenadora artística das Festas, explicou tratar-se a recuperação da ligação da cidade a toda a envolvência social, laboral, económica e cultural resultante da presença militar estrangeira na Base das Lajes.
“Este Concelho, esta ilha e este arquipélago transformaram-se à escala global nesse período. Os campos de trigo, cujo cultivo sustentava uma cultura e um modo de ser, foram substituídos pelo asfalto e pelos pássaros de ferro, cantados por Nemésio, resultando em novas vivências e na adopção de novos hábitos de vida. Aquela parcela de terra mudou a nossa forma de viver. É essa marca que trazemos para as festas deste ano”, explicou Judite Parreira.
Relativamente ao recinto musical, a presidente da Autarquia indiciou que, este ano, será mantido o modelo de concessão adoptado em 2022 e que o cartaz será apresentado e divulgado brevemente.
O programa e demais informações sobre as Festas da Praia 2023 serão reveladas ao longo das próximas semanas nas redes sociais da Autarquia e do evento.