Lançamento do livro Eternal Forest 2 Edição
Junte-se a nós para a noite de leitura de poesia do livro "Eternal Forest" e conversa, e receba o seu exemplar do livro autografado. Eternal Forest é a primeira publicação detalhada do projeto Eternal Forest, que evoluiu de 2018 até hoje.
Na sua segunda edição de 200 exemplares, o livro Eternal Forest é publicado pela artista como parte da exposição Eternal Forest no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Lisboa. O livro Eternal Forest é um catálogo de 80 páginas, que documenta três ciclos do projecto Eternal Forest e a exposição no MUHNAC.
O primeiro ciclo de Eternal Forest 2018 criado em Góis, Portugal, é representado pelas obras de arte e uma série de poesia em inglês e português, e reflete a primeira fase da emergência do projecto Eternal Forest, explorando a ligação entre comunidades humanas, florestas naturais e monoculturas em Portugal.
O segundo ciclo de 2019, criado em Coruche, durante a Bienal de Coruche, inclui a publicação do Manifesto de Eternal Forest excertos do livro, incluindo imagens e poesia em inglês e português. Este ciclo inicia a evolução da visão de Eternal Forest para criar 1000 Santuários Florestais Eternos e protegê-los para além dos 1000 anos.
O terceiro ciclo é um novo projecto de Council of Seeds desenvolvido durante os meses de residência artística no Jardim Botânico de Lisboa e inclui fotografias de composições com sementes encontradas no Jardim Botânico, 5 poemas em inglês na voz das sementes e das árvores. Inclui também obras de arte deste ciclo criadas em técnica caligráfica com base na poesia.
O livro contém fotografias da exposição e atuações realizadas no Jardim Botânico, em junho de 2022. Texto introdutório de Sofia Marçal em inglês e português, uma entrevista nos dois sentidos entre Patricia Lea Watts (fundadora e curadora do ecoartspace) e Evgenia Emets, e o texto de Evgenia Emets inicialmente escrito para o Empty Square.
O livro também dá ao leitor acesso ao filme Eternal Forest online, e ao guia áudio da performance de Council of Seeds no Jardim Botânico de Lisboa, a ser lançado no final da exposição.