Artes plásticas inspiradas em Bocage

Artes plásticas inspiradas em Bocage
Fotografia: Câmara Municipal de Setúbal

Uma mostra de artes plásticas de Filipa Ferreira intitulada “Das Cartas de Olinda e Alzira aos panos de Zulmira”, feita a partir de um texto de Bocage, foi inaugurada na tarde de sábado na Casa Bocage, em Setúbal.

Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a exposição inclui cerca de uma dúzia de peças de tecido e gesso de dimensões variáveis expostas num estendal, patente ao até 4 de março.

O romance em verso “Cartas de Olinda e Alzira”, do poeta Bocage, circulou clandestinamente pelo país e é considerado um dos primeiros manifestos feministas.

Filipa Ferreira concebeu a exposição “Das cartas de Olinda e Alzira aos panos da Zulmira” especificamente para o espaço expositivo da Casa Bocage, impulsionada pelo texto de Bocage.

A artista apresenta a instalação Estendal composta por várias peças de tecido embebido em gesso, pertencendo os panos ao seu próprio enxoval, um baú preparado pela avó materna, Zulmira.

“Das cartas de Olinda e Alzira aos panos da Zulmira” pode ser visitada, gratuitamente, de terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e ao sábado das 14h00 às 18h00.