Samuel Freire e Joana Fonseca vencem São Silvestre do Sado
Samuel Freire e Joana Fonseca venceram este sábado a 24.ª São Silvestre do Sado, em Setúbal, que contou com a participação especial dos campeões olímpicos de atletismo Rosa Mota e Pedro Pichardo, padrinho da prova.
Samuel Freire, do Vitória Futebol Clube, percorreu os 10 quilómetros do percurso pelas ruas da freguesia do Sado em 30m45s, superando José Veiga, da Associação de Jovens da Landeira, com o tempo 32m09s, e Carlos Papacinza, do NDC Odemira, com 32m19s.
Na vertente feminina, Joana Fonseca, a participar a título individual, foi a vencedora, com o tempo de 35m37s, seguida de Joana Gomes, também a título individual, com 36m17s, e de Kcénia Bougrova, da Run Tejo – Prevent Sprain, com 36m59s.
Outra das estrelas da prova foi a antiga maratonista Rosa Mota, que acompanhou a corrida de 10 quilómetros. No final, a atleta confessou que “correu tudo bem” e fez um agradecimento às entidades organizadoras do evento.
Já o superatleta do triplo salto Pedro Pichardo, padrinho da prova, não participou na corrida, mas esteve presente para o tiro de partida.
A São Silvestre do Sado é “uma referência no panorama da prática desportiva setubalense” e “uma aposta ganha da autarquia, da freguesia do Sado e, acima de tudo, do movimento associativo”, afirmou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.
Além da competição principal, que reuniu 356 atletas de diferentes pontos do país, o evento de atletismo contou ainda com uma caminhada de cinco quilómetros e com a Corrida dos Flamingos, para os mais novos.
A 24.ª São Silvestre do Sado, com partida e chegada defronte da sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, contou com um momento de convívio com ceia de caldo verde, bifanas e bebidas, a que se seguiu a cerimónia de entrega de prémios.
A competição foi organizada pela União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia do Sado e pelo Instituto Politécnico de Setúbal.