Autora residente no Cadaval expõe trabalhos em escultura, na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal do Cadval irá receber, até 30 de Maio, uma mostra de escultura da autoria de Anne Podbieslski, artista atualmente residente no Cadaval. Esta atividade fica inserida no ciclo de exposições que a biblioteca se encontra a dinamizar entre os meses de fevereiro e junho. Acompanhe a iniciativa. Visite!
Anne Podbieslski cresceu em Genebra (Suiça), onde iniciou uma carreira no setor financeiro. No entanto, esse trabalho não satisfazia as suas necessidades criativas e decidiu focar-se exclusivamente na sua paixão artística – a escultura.
Atraída pela forma desde muito tenra idade, era-lhe natural esculpir à mão uma variedade de materiais – gesso, mármore, granito e alabastros, vindo depois a descobrir profundas afinidades com bronze, quer pela textura quer pela combinação de cores.
Anne considera que os seus personagens, de formas arredondadas, são uma mistura de abstração e energia positiva, sendo que Constantin Brancusi, Jacob Epstein e Henry Moore bem como as esculturas da Ilha de Páscoa (Chile) inspiraram-na fortemente, segundo a própria.
Recentemente, Anne mudou-se para Portugal, onde começou a trabalhar com artesãos locais para transformar a sua arte em utensílios domésticos intemporais. O seu objetivo é integrar a arte na vida quotidiana, permitindo que esculturas possam ser manuseadas como objetos utilitários.
Inspirada na atmosfera do seu novo país de adoção, criou então a coleção "GAÏA", através de uma paleta de brilhantes cores, quentes ou ácidas, para realçar o maravilhoso trabalho feito à mão, associando a pureza da linha à tradição da imperfeição artesanal, transformando assim cada vaso numa peça de arte única.