Bandeira Verde Eco-Escolas atribuída a 17 escolas de Viseu

Bandeira Verde Eco-Escolas atribuída a 17 escolas de Viseu
Foto: DR

Bandeira Verde Eco-Escolas atribuída a 17 escolas de Viseu 

Autarquia de Viseu renova ainda o certificado de “Município Parceiro Eco-Escolas”, numa cerimónia que juntou mais de cinco mil pessoas em Braga 

 

O Município de Viseu voltou a ser destacado no programa Eco-Escolas, com um total de 17 estabelecimentos de ensino do concelho a receberem a Bandeira Verde, reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). 

 

A cerimónia de entrega destes galardões realizou-se no passado dia 13 de Outubro, Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2023, na cidade de Braga, naquele que é o maior encontro nacional na área da educação ambiental, juntando alunos, professores, directores e representantes das escolas galardoadas e dos municípios destacados. 

 

Este reconhecimento premeia o esforço das instituições de ensino no cumprimento de objectivos ambientais, através de um plano de acção estipulado no início do ano lectivo, relativos aos temas “Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”, “Economia Circular” e “Alimentação saudável e sustentável”.  

 

As Escolas Básicas Aquilino Ribeiro, D. Duarte, D. Luís de Loureiro, do Viso, Infante D. Henrique, de Mundão, Azeredo Perdigão, de Paradinha e de Jugueiros; as Profissionais Profitecla e Projecto Plural; as Secundárias Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato; o Colégio da Imaculada Conceição; a Escola Superior de Saúde de Viseu e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foram os estabelecimentos de ensino galardoados na cerimónia deste ano. 

 

A Câmara Municipal de Viseu também renovou o certificado de “Município Parceiro Eco-Escolas", uma condecoração pelo apoio e implementação deste programa nos estabelecimentos de ensino viseenses, com vista ao incentivo de boas práticas ambientais e desenvolvimento sustentável da nossa região. 

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, estas distinções “são mais um exemplo da dedicação e devoção de toda a comunidade escolar do concelho de Viseu, e da entrega e determinação das novas gerações em trabalhar e implementar boas práticas ambientais. A nossa juventude é o futuro, e são iniciativas como esta que têm um verdadeiro impacto na sociedade que pretendemos construir, em Viseu e no mundo”, concluiu o autarca. 

 

Em 2023, foram galardoados pela Associação Bandeira Azul da Europa, a nível nacional, 1930 estabelecimentos de ensino, provenientes de 239 municípios. 

 

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, estabelecido a nível nacional pela ABAE em Portugal desde 1996, e que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.