Ciclo de órgão de tubos da Fundação INATEL começa este sábado
O Ciclo de Outono, que a Fundação INATEL volta a trazer ao público, regressa com quatro concertos de órgão de tubos no distrito de Coimbra. De acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, “tendo como objetivo a valorização cultural, bem como gerar a consciência do património organístico existente,” a Fundação INATEL propõe diversificar este ciclo pelo território, “trazendo algumas caras novas entre os instrumentistas e proporcionando aos espectadores o acesso com entrada gratuita”.
O concerto de abertura terá lugar em Arganil, na igreja da Santa Casa da Misericórdia local. Este coincide com o Dia Mundial da Música, sábado, 01 de outubro. Será às 16:00h o concerto de Música Barroca para Órgão e Flauta, com Paulo Bernardino e Alexandre Andrade. Pelas 17:15h segue-se uma visita à Sala-Museu “Consultório do escritor Miguel Torga – médico Adolfo Rocha”. A proposta cultural da Fundação INATEL e da SCM Arganil visa proporcionar aos visitantes um conhecimento mais abrangente sobre o espaço que acolhe cada espetáculo.
O segundo concerto será realizado no sábado seguinte, dia 08 de outubro, pelas 21:00h, na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, onde irá atuar o organista, pianista e cravista Nuno Oliveira, que este ano dirigiu a estreia portuguesa da Oratória de São João Baptista de Alessandro Stradella, no Centro Cultural de Belém.
O terceiro concerto é o único a ser realizado a uma sexta-feira, dia 14 de outubro, no Mosteiro de Semide, concelho de Miranda do Corvo. A oferta cultural inicia-se às 20:00h, com uma visita guiada ao mosteiro e uma degustação de produtos regionais. O concerto da organista Carole Reis, nascida na Suíça, começará às 21:30h.
O ciclo encerra no dia 22 de outubro, sábado, pelas 21:00h, com um concerto na Igreja Paroquial de Sto. António, em Covões, concelho de Cantanhede, onde atuarão a soprano polaca Patrycja Gabrel e o organista Daniel Oliveira.
O ciclo de Outono de Órgão de Tubos é uma iniciativa da Fundação INATEL e tem como parceiros a Diocese de Coimbra, a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, bem como os municípios de Cantanhede, Coimbra, e Miranda do Corvo. Para todas as atividades deste ciclo a entrada é gratuita.