Bolhão acolhe exposição fotográfica sobre as tradições do burro transmontano
O Mercado do Bolhão apresenta a exposição “Fé nos Burros”, do fotógrafo portuense João Pedro Marnoto. Um projecto que nasceu no coração de Trás-os-Montes, com o objectivo de captar a relação especial entre os burros e os donos.
O projecto começou em 2010, quando Marnoto, em colaboração com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), lançou um desafio ao Município de Alfândega da Fé, no sentido de captar, em fotografias e vídeo, a cumplicidade, o companheirismo e o trabalho que caracterizam a ligação entre os burros e os seus proprietários, nesta região de Portugal.
O trabalho pretende, também, sublinhar a importância da preservação da espécie, bem como perpetuar histórias e memórias que fazem parte da identidade cultural da região transmontana.
João Pedro Marnoto percorreu diversas aldeias em busca de vestígios da relação humano-animal, da cultura, das emoções, de contos e de cantigas com memória.
A exposição inclui uma selecção de fotografias que ilustram a relação entre os burros e as comunidades locais, sobre uma tela branca de grandes dimensões. O projecto deu já origem a um livro e a uma exposição itinerante com imagens de grande formato, que conta com passagem por várias cidades do país e por países como Lituânia, Polónia e Turquia.
O Mercado do Bolhão continua, assim, a promoção e a valorização da diversidade cultural, aliada a uma vasta oferta de produtos locais, num mercado que enaltece as tradições e os costumes nacionais.
A mostra estará patente até ao final de Fevereiro de 2025, nas Galerias do Bolhão, piso 3. É de entrada gratuita e pode ser visitada todos os dias, excepto domingos e feriados, entre as 8 as 24 horas.