Black Friday 2024: onde e como encontrar os melhores descontos?

Black Friday 2024: onde e como encontrar os melhores descontos?
Foto: DR

Tal como vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, a última sexta-feira de Novembro, 29 de Novembro em 2024, será sinónimo de Black Friday e de apetitosos descontos.

 

Electrodomésticos, roupa, tecnologia e muitas outras categorias de produtos entram na Black Friday com preços mais reduzidos do que é habitual levando milhares de pessoas às lojas e, mais recentemente, aos sites e Marketplace de comércio electrónico para, de forma antecipada, fazerem as compras de Natal sem gastarem muito dinheiro.

 

Contudo, a pergunta impõe-se: onde e como encontrar os melhores descontos? Dos comparadores de preços ao cartão de crédito com cashback, descubra formas para encontrar as melhores oportunidades e conseguir tirar maior partido da Black Friday.

 

Onde e como encontrar os melhores descontos?

No próximo dia 29 de Novembro, uma vez mais, lojas físicas e online vão encher-se de descontos generosos que, por norma, vão dos 20% aos 70%, mas nem tudo são rosas, como refere a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor).

 

Compare preços para não ser induzido em erro

A DECO alerta que algumas lojas “continuam a contornar a lei das vendas com redução do preço”, isto é, o preço anteriormente praticado de um determinado produto não está a “servir de referência para a aplicação do desconto” e a ser claramente comunicado ao consumidor.

 

Além disto, a associação registou, nos primeiros dias de Novembro, retalhistas que não estavam a considerar o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores consecutivos para aplicarem o devido desconto, o que vai contra a lei vigente.

 

Em linha com estas indicações, recomendamos que, para encontrar os melhores descontos, compare sempre os preços praticados entre as mais diversas plataformas de venda.

 

Para simplificar a sua tarefa, utilize a ferramenta Comparar Preços, da DECO PROteste, que, na prática, regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online e lhe vai permitir saber se está, ou não, perante um verdadeiro desconto.

 

O funcionamento deste comparador é extremamente simples, já que lhe basta inserir o nome de um produto ou o URL da página onde este está a ser vendido no motor de pesquisa e, nesse momento, ficará a saber não só se está perante um bom preço, como também quais os preços desse mesmo produto ao longo da última semana, no último mês e até nos últimos 3 meses.

 

A maior parte do estudo DECO desenvolveu-se no canal de vendas online, plataforma onde, devido à enorme concorrência existente entre marcas e ao crescente volume de compras, é possível encontrar os descontos mais generosos.

 

Compre online

Segundo o mais recente relatório CTT E-Commerce Report 2024, cerca de 5,3 milhões de portugueses faz, regularmente, compras online e gasta, por ano, uma média de 1287 euros, mais 12% do que o registado em 2023.

 

Entre as razões invocadas para a preferência por este canal de vendas, os inquiridos indicaram:

  • a facilidade de compra (73,6%)
  • o preço mais baixo dos produtos (63,6%)
  • a possibilidade de comprar a qualquer hora do dia (62,2%)
  • as promoções (58,2%)
  • a maior variedade de produtos encontrados (52,6%)

 

Como se pode perceber, o comércio electrónico é, sem sombra de dúvidas, a grande tendência de compras actual em Portugal e será nele que a maioria dos consumidores irá tentar encontrar os produtos de que necessitam durante a Black Friday.

 

Utilize um cartão de crédito com cashback

 

Se a grande variedade de produtos e descontos que poderá encontrar no universo online lhe vão proporcionar uma poupança de monta, essa mesma poupança pode, ainda, ser aumentada se recorrer a um cartão de crédito com cashback.

 

Por exemplo, com um cartão de crédito com cashback do UNIBANCO, poderá receber de volta um total de 200 euros pelas compras que realizar durante os primeiros 12 meses.

 

Caso gaste entre 100 e 299 euros, a sua poupança mensal será de 5 euros em cashback, se gastar entre 300 e 499 euros será de 10 euros e se gastar um valor igual ou superior a 500 euros, o cashback acumulado será de 20 euros.

 

Além desta poupança directa, vai beneficiar da possibilidade de fraccionar os seus pagamentos em 3 vezes sem juros - com a funcionalidade Trividir (desde que pague os fraccionamentos na totalidade) e 20 a 50 dias de crédito sem juros.