“Bonecos de Estremoz – Da pesquisa ao filme”
Uma exposição intimista inspirada no projecto de pesquisa de Lauro António na preparação do filme “Bonecos de Estremoz” está patente na Casa das Imagens, em Setúbal, até ao dia 28 de Agosto.
A mostra “Bonecos de Estremoz: Da pesquisa ao filme” apresenta elementos manuscritos usados na investigação efectuada pelo cineasta Lauro António para a realização da película “Bonecos de Estremoz”, como guiões de rodagem e produção, a que se juntam objectos e documentos relacionados com a temática.
O filme está em exibição permanente na Casa das Imagens Lauro António, localizada na Rua da Velha Alfândega, na Baixa da cidade.
A produção dos Bonecos de Estremoz, em barro, é uma arte popular com mais de três séculos, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O filme documental, realizado em 1976 por Lauro António, dá a conhecer todo o processo relacionado com esta tradição da região alentejana, desde a preparação do barro até à pintura final dos bonecos.
A exposição “Bonecos de Estremoz: Da pesquisa ao filme”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, pode ser visitada até 28 de Agosto, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00.