Braga recebe 1.ª bienal INDEX em 2022

Braga recebe 1.ª bienal INDEX em 2022

Como única Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts na Península Ibérica, Braga promove um novo programa para pensar o encontro entre Arte e Tecnologia

Explorar práticas artísticas e pensamento crítico nos quais a tecnologia assume um papel central é aquilo a que se propõe a 1.ª edição da bienal INDEX.

Depois da edição zero que durante cinco dias, em 2019, reuniu artistas e pensadores de diferentes geografias e territórios artísticos cujo encontro se dá no âmbito da tecnologia, em 2022, o INDEX formaliza-se sob o tema “Superfície”. De 12 a 22 de Maio de 2022, em vários espaços da cidade de Braga e também em formato online, será apresentado um abrangente programa com exposições, performances, conferências e workshops.

Com direcção artística de Luís Fernandes (programador, músico e artista sonoro) coadjuvado na programação por Liliana Coutinho (curadora e programadora) e Mariana Pestana (arquiteta e curadora), o INDEX procura apresentar uma perspectiva particular sobre Arte e Tecnologia na contemporaneidade, explorando o conceito de Superfície e colocando-o num patamar central. De elementos visuais a hápticos, limites ou interfaces, zonas de emergência ou extracção, as Superfícies representam elementos fundamentais dos ecossistemas humanos e naturais, assim como constituem metáforas poderosas para as práticas artísticas relacionadas com a tecnologia, levantando questões que precisam de ser abordadas com urgência.

É no contexto deste questionamento premente que a programação se começa a desenvolver hoje a partir da abertura de uma Open Call para trabalhos online que tem como objectivo seleccionar, apoiar e divulgar propostas artísticas que se apresentem na intersecção entre as duas áreas da bienal e em estreita ligação com o tema.

Nas palavras do director artístico, "enquanto Bienal de Arte e Tecnologia, o Index não pretende ser apenas uma celebração da feliz convivência destes dois domínios. Representa também uma oportunidade para, a partir de práticas artísticas nas quais a tecnologia assume um papel estruturante, reflectir sobre o mundo em que vivemos e sobre os danos que lhe temos infligido enquanto sociedade. A Open Call que agora lançamos visa apoiar trabalhos que se relacionem com a ideia de Superfície, tema da próxima edição, que sejam pensados de raiz para o domínio online."

O Index concretiza-se a partir do compromisso assumido pela cidade de Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts. Esta é uma rede mundial de cidades que promove a inovação e a criatividade como factores-chave de um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo, colocando-as ainda no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. A criação de equipamentos dedicados, serviço educativo, programação regular e exclusivamente pensada no âmbito destes domínios são parte integrante do plano de acção do qual o Index é uma das suas formas visíveis.

De 12 a 22 de Maio de 2022, em Braga e online, 1.ª bienal INDEX. Uma iniciativa da Braga Media Arts que conta com o apoio do Município de Braga, Theatro Circo e gnration.