Sábados para a Infância com ilustração, histórias, música e literatura

Sábados para a Infância com ilustração, histórias, música e literatura
Fotografia: D.R.

Rachel Caiano, Cristina Taquelim, Taleguinho, João Pedro Mésseder e Inês Oliveira são os artistas convidados dos próximos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. O programa inclui uma oficina de ilustração, uma sessão de histórias, o já tradicional concerto “Ficar a ver estrelas” e a apresentação do novo livro das Edições Xerefé, entre 3 e 17 de Dezembro.

OFICINA DADA
Presença regular nos Sábados para a Infância, a ilustradora Rachel Caiano propõe desta vez uma viagem ao movimento artístico DADA, que continua a desafiar-nos mais de 100 anos depois do seu surgimento. “Vamos transformar-nos em artistas DADA: escrever poesia dadaísta, ouvir poesia dadaísta e fazer ilustrações dadaístas”, promete a formadora. “Tudo o que precisamos – adianta – é de jornais, papéis, tesoura e cola. No fim inauguramos uma exposição dadaísta.”

O movimento artístico DADA (ou Dadaísmo) surgiu na Suíça na segunda metade do século XX, estendendo-se depois a Nova Iorque, nos Estados Unidos da América do Norte, e a Paris. Considerado um movimento de vanguarda, com influências do cubismo, do futurismo e do expressionismo, desenvolveu-se sobretudo nas artes visuais, na literatura, na poesia, no teatro, no design gráfico e na teoria da arte. O aparecimento desta corrente artística está relacionada com a eclosão e com os efeitos da I Guerra Mundial: os dadaístas expressavam seu descontentamento com a violência, a guerra e o nacionalismo. Hugo Ball, Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Max Ernst, Elsa von Freytag-Loringhoven, Georg Grosz e Man Ray são apenas alguns dos artistas cujas obras são identificadas com o Dadaísmo.

A oficina de Rachel Caiano tem lugar no próximo sábado, dia 3 de Dezembro, às 11h00, com a duração de 90 minutos. Destina-se a crianças a partir dos 10 anos e a inscrição, que pode ser feita pelos contactos habituais do Teatro, custa 10 Euros.

Rachel Caiano
Rachel Caiano é artista plástica e ilustradora, com formação em artes do palco. Tem vindo a desenvolver projectos nas áreas da pintura, cenografia e ilustração. O seu livro “De Umas Coisas Nascem Outras”, com texto de João Pedro Mésseder, foi vencedor do Prémio Autores da SPA 2016. O livro Pequeno Livro das Coisas recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014 e foi finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da SPA. Tem publicado livros em parceria com Gonçalo M. Tavares, Sandro William Junqueira, Ondjaki, entre outros. Muitos dos seus livros fazem parte das listas do Plano Nacional de Leitura. Finalista do Prémio Jovens Criadores 2007, alguns dos seus livros constam da exposição «The White Ravens», uma seleção internacional. Ilustrou mais de 30 livros de diferentes géneros, publicados em Portugal, Brasil, Espanha, Coreia, França e Angola. Promove workshops e masterclasses de ilustração e educação pela arte em escolas e bibliotecas.

AS HISTÓRIAS DE CRISTINA TAQUELIM
Cristina Taquelim, uma das mais conceituadas contadoras de histórias do país, vem pela primeira vez aos Sábados para a Infância no TCSB, com uma sessão na Livraria do Teatro que promete encantar miúdos e graúdos.

Nascida em Lagos em 1964 e licenciada em Psicologia Educacional, Cristina Taquelim é mediadora de leitura, contadora de histórias e bibliotecária. Diz de si própria que “gosta de escrever cartas e tem o vício da metáfora. Às vezes duvida. Tem voz grave. Gosta de contar. Às vezes escreve. Ainda teme a morte. Recusa-se a viver sem estar espantada por existir.”

Para a sua estreia no TCSB, preparou a sessão “Histórias que cabem no ouvido”, com umas “histórias mínimas” – “tão mínimas que às vezes fica divertido escutar e repetir, escutar e repetir, para que, mesmo pequenas, elas fiquem no ouvido”.

A sessão está marcada para o dia 10 de Dezembro, pelas 11h00. Destina-se a toda a família (M/3) e a entrada tem o custo de 5 Euros (adulto+criança) ou de 3 Euros (bilhete individual). É possível efectuar reserva pelos contactos habituais do Teatro.

FICAR A VER ESTRELAS
O espectáculo de Natal do Taleguinho é já uma tradição da cidade. Estreado no TCSB em Dezembro de 2015, encerra habitualmente, com uma grande festa para toda a família, a programação anual dos Sábados para a Infância. A dupla Catarina Moura (voz) e Luís Pedro Madeira (música) interpreta um reportório de histórias tradicionais e de músicas de Natal do cancioneiro galaico-português, num espaço cénico envolvente, onde não faltam as estrelas, misteriosamente acesas por um pastor meio desastrado.

A sessão deste ano tem lugar a 17 de Dezembro, pelas 11h00. Os bilhetes de adulto+criança custam 10 Euros e o bilhete individual custa 5 Euros. É possível reservar bilhetes directamente no Teatro ou comprá-los na internet, através da ticketline.

CARAS, DE JOÃO PEDRO MÉSSEDER E INÊS OLIVEIRA
A esta diversificada programação junta-se ainda, no dia 17 de dezembro à tarde, a apresentação em Coimbra do mais recente livro das Edições Xerefé, com autoria de João Pedro Mésseder (texto) e Inês Oliveira (ilustrações). Óptima prenda de Natal para as crianças, o livro oferece uma divertida viagem por diferentes “caras” - do “senhor Sargento” que “está com cara de mau vento” a Sua Majestade que “está com cara de tempestade”, passando, entre outros, pelo senhor Ministro que “está com um ar meio sinistro” e pelo senhor presidente que “está com cara de tridente”. O que fazer perante tanta intempérie, pergunta quem conta a história: “vou-me embora e volto noutra hora?”. “NÃO e NÃO!”, responde-se, na abertura da esperançosa segunda parte do livro, em que se enfrentam vulcões, vendavais e outras maldades que tais.
A sessão é às 16h30, na Livraria do TCSB. Tem entrada gratuita e contará com a presença dos autores.